Editora A União lança História da Imprensa na Paraíba – Jornais e revistas, de Gilson Souto Maior

-

O jornalismo impresso paraibano contará, a partir desta quarta-feira (26), com mais uma fonte de pesquisa, com o lançamento do livro ‘História da Imprensa na Paraíba – Jornais e revistas’, do jornalista, radialista e escritor campinense Gilson Souto Maior. O trabalho é uma produção em uma parceria entre a Editora A União e Eduepb. A publicação será lançada na Livraria A União, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, às 19h.

O autor destaca que o livro abarca as principais épocas dos jornais impressos no estado, desde a Gazeta do Governo da Parahyba do Norte, em 1826, até a atualidade, com dezenas de periódicos, com destaque para a efervescência de inúmeros impressos no século 19; e no século 20, com a Revolução de 1930 e o período de 1950 a 1990 com o lançamento de diversos nomes na esfera política.

- Continua depois da Publicidade -

O livro traz mais de 800 imagens e ilustrações das capas dos periódicos, citando os veículos de comunicação, perfis de jornalistas de destaque, além dos equipamentos tecnológicos utilizados ao longo das épocas. Também dá conta da história das revistas, a partir da publicação da primeira, Alva, em 1850.

Gilson Souto Maior explica que se sentiu motivado a fazer a pesquisa diante do fechamento da maioria dos jornais impressos paraibanos nos últimos anos. Para o autor, que já escreveu Rádio – História e Radiojornalismo e História da Televisão na Paraíba, era de grande importância deixar para as atuais e futuras gerações a força do jornalismo paraibano ao longo dos séculos e seu papel histórico no cenário local e nacional, político, social e econômico. Ele conta que se dedicou à pesquisa durante dois anos e meio, tanto em acervos de sebos, bibliotecas e repositórios de universidades públicas, como entrevistando colegas jornalistas.

“A Empresa Paraibana de Comunicação, por meio da Editora e da Livraria, foi uma grande parceira nesta publicação. O lançamento será um momento de reencontrar amigos jornalistas de longa data, celebrar a história do jornalismo e compartilhar com estudantes, interessados na área e a sociedade de modo geral a importância dessa história”, afirmou o autor.

Serviço

Data: 26/07 (quarta-feira)
Hora: 19h
Local: Livraria A União, localizada no Espaço Cultural José Lins do Rego, R. Abdias Gomes de Almeida, 800 – Tambauzinho, João Pessoa

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui