Estudantes da rede estadual desembarcam na Paraíba após intercâmbio no Chile

-

Um grupo de estudantes da rede estadual de ensino desembarcou, nessa quinta-feira (27), no Aeroporto Castro Pinto, na Grande João Pessoa, após um intercâmbio de quatro meses e meio no Chile. No total, 99 alunos de todas as Gerências Regionais de Ensino da Paraíba retornaram do intercâmbio promovido pelo Governo do Estado, por meio do projeto Conexão Mundo. Outros 99 estudantes vão viajar para o Reino Unido, já no mês de agosto.

Os estudantes que foram ao Chile embarcaram no mês de março, para participar da modalidade High School, oferecida pelo projeto Conexão Mundo. Na oportunidade, os selecionados passaram quase cinco meses em sete províncias diferentes do Chile e tiveram aulas regulares do ensino médio em diversas escolas.

- Continua depois da Publicidade -

A coordenadora administrativa do Conexão Mundo, Edith Larissa, esteve presente com os estudantes no retorno ao estado e comentou o sucesso do intercâmbio. “Eles voltaram extremamente fluentes, com um espanhol muito bom. Eles saíram com o idioma básico e voltaram com um espanhol avançado. Tivemos um feedback muito positivo de todas as escolas em que eles estiveram. Eles foram extremamente protagonistas. Tivemos alunos que foram destaques no futebol, na Química, na Matemática e até no ensino de Línguas. Eles voltaram com a expectativa lá no alto de seguir o projeto de vida deles”, ressaltou a coordenadora.

A chegada dos estudantes foi recheada de emoção. Os pais e responsáveis aguardavam ansiosos pela chegada dos filhos, e quando as portas do desembarque foram abertas, a emoção tomou conta do aeroporto. Clarissa De Léon, mãe da estudante Sarah Soares, comentou que sentiu saudades da filha durante o período de intercâmbio, mas que está muito feliz pelas oportunidades que Sarah terá de agora em diante.

“É uma grande oportunidade para ela conhecer uma realidade diferente, de descobrir possibilidades, ampliar o olhar dela em relação ao mundo. Então eu estou muito satisfeita. Acredito que o futuro dela vai se basear em todas essas possibilidades”, observou.

Além dos pais e coordenadores, os estudantes intercambistas também deram depoimentos sobre a experiência no Chile. Lázaro Dias, aluno da ECIT Niceia Pinheiro, em Cajazeiras, destacou o crescimento pessoal que a viagem proporcionou.

“O crescimento no quesito pessoal é incrível. Saímos das nossas casas para conviver com pessoas que não conhecíamos, que falam outro idioma. Passamos a ter que lidar com coisas do nosso cotidiano, exercitando nossa responsabilidade, como pagar contas, pegar transporte público, cuidar dos nossos gastos. Então, o crescimento pessoal é enorme. Tenho certeza que todos evoluíram demais com essa experiência, que vai nos fazer viver a vida de uma forma mais íntegra”, avaliou o estudante.

Já Maria Heloysa, estudante da ECIT Alfredo Pessoa de Lima, em Solânea, explicou que volta transformada do intercâmbio. “Minha experiência foi maravilhosa. A viagem ao Chile me fez crescer muito emocionalmente e psicologicamente. Como minha ‘mama’ me dizia, eu cheguei no Chile como um ‘pollito’, ou seja, um pintinho, e hoje eu já estou grande e pronta pra encarar esse mundo de frente. Não há nada que possa me impedir de chegar onde quero chegar”, concluiu Heloysa.

Fases do projeto – A primeira fase do projeto foi realizada entre os meses de janeiro e março deste ano, com a participação de 3.744 estudantes que aprenderam a Língua Inglesa e Espanhola para se classificarem para segunda fase, realizada de abril a maio de 2022, com estudo dirigido e aplicação de prova de conhecimentos, em junho. Dos 1.714 estudantes aptos para segunda fase, 400 foram aprovados para a terceira e última etapa para vivenciarem a experiência do intercâmbio internacional.

Projeto Conexão Mundo

O Conexão Mundo está integrado às políticas públicas do Programa de Internacionalização da rede estadual de ensino, que dispõe sobre a promoção da cooperação internacional, da formação qualificada e estratégica e o desenvolvimento científico e tecnológico no estado da Paraíba por meio do intercâmbio.

Fonte: Secom-PB

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui