CONSCIENTIZAÇÃO: Seinfra orienta a população sobre o descarte correto de lixo para evitar obstrução de galerias

-

Devido ao período chuvoso, a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), tem intensificado o serviço de limpeza e desobstrução de galerias de águas pluviais na Capital. O problema, que causa transtornos à população como o alagamento de vias, pode ser reduzido com o descarte correto de lixo.

De acordo com o chefe de drenagem da Diretoria de Manutenção e Conservação (DMC), Acacyo Daniel, só no último mês de julho, 17 toneladas de dejetos foram recolhidas nos trabalhos diários de manutenção realizados pela Seinfra. Ele elencou alguns cuidados que podem evitar o entupimento de galerias.

- Continua depois da Publicidade -

“Às vezes, até mesmo sem querer, a população coloca o lixo na calçada e quando vem uma chuva forte, esse lixo acaba escoando para as galerias. Se a população colocar os dejetos numa lixeira elevada ou num balde de lixo e também fizer o descarte no dia correto em que o caminhão de coleta vai passar, já alivia bastante o problema”, destacou.

Segundo Acacyo Daniel, os dejetos encontrados durante os serviços de manutenção são diversos. Os mais comuns são garrafas plásticas, latas, sacos plásticos, madeiras, pneus, além de areia e lama.

Balanço – Só no mês de julho deste ano, as equipes de manutenção e conservação das galerias de águas pluviais realizaram 452 limpezas de bocas de lobo e caixas coletoras; 29 recuperações e construções de bocas de lobo e caixas coletoras; 81 tampas de boca de lobo de concreto foram confeccionadas; 15 tampões de poços de visita foram colocados; além da realização de 26 recuperações de afundamento da rede de drenagem de águas pluviais.

Serviço

A desobstrução e limpeza de galerias é realizada diariamente em diversos locais da cidade e pode ser solicitada pela população por meio do call center da Seinfra, no telefone 0800-031-1530. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 8h às 20h. Outro canal de solicitação é pela plataforma João Pessoa Conectada, no portal da Prefeitura de João Pessoa.

Fonte: Secom-JP

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui