Secretaria de Saúde da Capital disponibiliza tratamento para quem quer parar de fumar

-

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é celebrado nesta terça-feira (29). No Brasil, a data foi instituída em 1986 pela Lei nº 7488, criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro. A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), possui toda uma estrutura de atendimento e assistência garantida para quem quer parar de fumar.

A gestão municipal da Capital integra o Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer (Inca). O programa visa estimular e apoiar pessoas fumantes no processo de cessação do fumo e na adoção de outros hábitos saudáveis de vida.

- Continua depois da Publicidade -

“A nossa assistência é voltada para o cidadão que deseja parar de fumar, ou seja, largar um vício que é extremamente prejudicial à sua saúde e à própria vida. A nossa rede dispõe dos serviços voltados para quem tem essa força de vontade de abandonar de vez a dependência ao tabagismo”, destacou Alline Grisi, diretora de Atenção à Saúde de João Pessoa.

Para participar do tratamento, o acesso ao serviço é feito por demanda espontânea, ou seja, sem encaminhamento, onde é feita uma triagem. Em seguida, o usuário é encaminhado para realizar o raio x de pulmão e outros exames e, posteriormente, é iniciado o tratamento individual e em grupo. Esse tratamento acontece uma vez por semana, após quinzenal e, em seguida mensal, tendo a duração de um ano, com direito a medicação ofertada pelo SUS. Após a conclusão, o paciente passa por uma manutenção durante um ano. Se houver um retorno ao tabagismo, o usuário pode retomar o tratamento novamente.

Para participar do programa na Capital, o interessado em largar o cigarro deve procurar um dos centros de tratamento e realizar sua inscrição. Os locais atendem por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento, e estão localizados nas seguintes unidades de saúde:

Policlínica Municipal de Jaguaribe – Rua Alberto de Brito, 413, Jaguaribe;

Policlínica Municipal do Cristo – Rua Olívia de Almeida Guerra, s/n – Cristo Redentor;

Policlínica Municipal de Mangabeira – Rua Romário C. de Moraes, s/n, Mangabeira;

Policlínica Municipal de Mandacaru – Av. Mascarenhas de Morais, s/n – Mandacaru;

USF do Bessa – Rua Napoleão Gomes Varela, S/N – Bessa;

USF Alto do Céu Integrada – Rua João de Brito Lima Moura, s/n – Alto do Céu;

Número de atendimentos – No período entre 2016 e 2022, a rede pública de Saúde de João Pessoa atendeu 4.289 usuários fumantes. Entre aqueles que pararam de fumar, a gestão atingiu a marca de 1.523 indivíduos.

Fonte: Secom-JP

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui