João Azevêdo garante apoio do governo federal para implantação do projeto Bingo 

-

O governador João Azevêdo se reuniu, no início da noite desta quarta-feira (30), em Brasília, com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, ocasião em que recebeu a ratificação do apoio do governo federal para a implantação do radiotelescópio Bingo no município de Aguiar, no Sertão paraibano.

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual destacou a importância do projeto para colocar o país em evidência no mundo no âmbito da pesquisa científica e destacou a receptividade que recebeu ao projeto durante missão na China. “Nós estamos implantando o maior radiotelescópio da América Latina. As antenas estão sendo fabricadas na China e serão instaladas no próximo ano e essa ação extremamente importante para a ciência colocará o Brasil no seleto grupo de países que fazem pesquisas espaciais. Durante nossa missão à China, avançamos nas parcerias com a Universidade Jiao Tong e temos certeza de que esse projeto alcançará o patamar merecido”, pontuou.

- Continua depois da Publicidade -

Ele também evidenciou os investimentos do Governo da Paraíba em pesquisa. “Ao longo dos últimos anos, foram mais de R$ 180 milhões investidos em pesquisa, destinamos R$ 13 milhões ao projeto Bingo porque acreditamos na ciência e no potencial do nosso estado para a tecnologia e inovação”, acrescentou.

Por sua vez, a ministra Luciana Santos reforçou o apoio do governo ao projeto Bingo. “Nós compreendemos a importância desse investimento para a ciência internacional. O Bingo entrou na declaração conjunta entre Brasil e China, é um projeto liderado por brasileiros e vamos aproveitar a vinda do ministro da Ciência e Tecnologia da China ao Brasil para fazermos uma manifestação de apoio ao Bingo”, falou.

A reunião foi acompanhada pelo secretário da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado; Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador); Adauto Fernandes (secretário executivo da Representação Institucional); Jhony Bezerra (secretário de Saúde); além do professor Élcio Abdalla (coordenador geral do projeto Bingo); e Amílcar Queiroz (coordenador do projeto Bingo).

Projeto Bingo – O radiotelescópio Bingo, acrônimo em inglês para “Oscilações Acústicas Bariônicas em Observações Integradas de Gás Neutro”, é um equipamento que será o maior da América Latina e irá mapear as emissões de hidrogênio neutro no espaço profundo. A partir daí, usará as oscilações acústicas de bárions como régua padrão para medir a expansão do universo, colocando a Paraíba como protagonista no cenário científico internacional.

A escolha do município de Aguiar, no Sertão paraibano, para a instalação do Bingo deu-se por ser uma região sem contaminação ou interferência de sinais de celular ou aeronaves, por exemplo.

O equipamento será fonte de conhecimento científico para pesquisas internacionais e também vai proporcionar o desenvolvimento de diversos setores na Paraíba como o turismo, a educação para jovens, a tecnologia, entre outros. O Projeto Bingo é fruto de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), o Inpe, a UFCG e instituições da China, do Reino Unido e de sete outros países. Toda estrutura física está sendo fabricada pela empresa chinesa CETC 54, a mesma empresa que construiu o maior radiotelescópio do mundo, o Fast.

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui