Encontro entre Cícero, Folia de Rua e vereadores discute formato para as prévias

-

O planejamento para a edição de 2024 das prévias carnavalescas de João Pessoa – um dos eventos mais importantes do calendário cultural da Capital – teve início na tarde desta terça-feira (5) com uma reunião entre o prefeito Cícero Lucena, integrantes da Associação Folia de Rua e vereadores, no Centro Administrativo Municipal, em Água Fria.

O prefeito garantiu estudar o projeto e avaliar junto com os envolvidos para definir o melhor para a cidade de João Pessoa. “Eu tenho tempo para sancionar o projeto para o ano que vem. Por isso, quero diálogo nesse prazo de 30 dias. Vou contribuir nesse processo de diálogo e eu espero que a gente encontre uma solução que contemple a todos, principalmente a população de João Pessoa. Com respeito à nossa tradição cultural e ao direito das pessoas trabalharem. Folia de Rua é a preservação da cultura, e que eu pretendo ampliar as oportunidades”, disse Cícero Lucena.

- Continua depois da Publicidade -

Durante o encontro, foram discutidas alternativas para fazer a festa ganhar ainda mais projeção e gerar impacto para a Capital. Também presente na solenidade, o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, disse que entre as propostas apresentadas estão a organização do trajeto da via folia, um projeto de Lei Rouanet para captar recursos da iniciativa privada e a criação de editais que contemplem todo o Carnaval da Capital.

“Um diálogo permanente que o prefeito Cícero Lucena está acostumado a fazer, que nós, da Funjope, também estamos acostumados a fazer, com todos os segmentos da cultura – o Carnaval não é diferente. Fizemos uma discussão em torno daquilo que havia sido positivo no que já foi apresentado anteriormente, sugestões de possíveis alterações por parte da Associação Folia de Rua, e o prefeito assumiu o compromisso de conversar com todos para, a partir de um consenso, ter um projeto final”, afirmou.

O vereador Bruno Farias, que também participou da reunião, disse que o prefeito Cícero Lucena ouviu os pleitos da Associação Folia de Rua e dos vereadores presentes. Ele aposta em consenso e alinhamento de ações em torno do pré-carnaval da Capital. “O Folia de Rua é uma marca que tem uma identidade com a alma do pessoense. O prefeito faz questão que o Folia de Rua participe, de maneira protagonista, dos preparativos e das ações em favor do nosso pré-carnaval”, afirmou o vereador.

Uma das medidas observadas no encontro é a divulgação do pré-carnaval dentro e fora da Paraíba, conquistando espaço em eventos do segmento turístico. Também foi alinhavada a construção de um modelo ainda mais profissional, através de parceria público-privada, mirando a oferta de serviços de melhor qualidade para os foliões.

“O Folia de Rua faz parte da história da cidade e isso gera o compromisso de ampliar o evento, ter um olhar macro, colocar mais contribuições para fortalecer o projeto”, adiantou Sérgio Nóbrega, presidente da Associação Folia de Rua, que acrescentou: “O prefeito Cícero Lucena, com sua sensibilidade, nos recebeu e acertou para construirmos juntos uma proposta que seja boa para todos. Ganha o movimento cultural da cidade”.

Já o vereador Marcos Henrique destacou que o modelo do evento para o ano que vem deve passar por uma discussão que envolva, além da Associação Folia de Rua e as comissões na Câmara Municipal, a própria sociedade, ouvindo pessoas que também fazem parte das prévias carnavalescas, como comerciantes e pessoas da cultura, por exemplo. De acordo com o vereador, o modelo ideal deve ser construído de maneira coletiva. “Como deve ser o evento nos mais diversos segmentos – comercial, artístico – o projeto Folia de Rua tem um viés cultural, que deve ser preservado em detrimento ao mercantilismo. O prefeito Cícero Lucena vai dialogar com todos, e isso é muito positivo”, projetou.

Também participaram do encontro o vice-prefeito Leo Bezerra, o secretário de Gestão Governamental, Diego Tavares, além de Jairo Pessoa, diretor operacional do Folia de Rua.

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui