Campina Grande será sede da 15ª Edição da South School on Internet Governance

-

Evento será aberto nesta segunda-feira(11) e se estende até dia 11 de setembro

Campina Grande, Paraíba, será palco da prestigiada 15ª Edição da South School on Internet Governance (Escola Sul de Governança de Internet) a partir da segunda-feira (11), estendendo-se até 15 de setembro de 2023. Esta edição será marcada por um fato inédito: pela primeira vez, o evento chega ao interior do Brasil, em especial à região Nordeste.

- Continua depois da Publicidade -

O evento, que já foi laureado pelas Nações Unidas como “WSIS Champion”, é organizado pelo Centro de Capacitación en Alta Tecnología para Latinoamerica y el Caribe -CCTLAT. E nesta edição, tem a Associação Nacional para a Inclusão Digital (ANID) como co-realizadora, assumindo papel central na sua realização em território brasileiro. Ambas as instituições contam com o suporte da Universidade Estadual da Paraíba e da Universidade Federal de Campina Grande, Fapesq, Governo do Estado, Prefeitura de Campina e outras parceiros locais, além de valiosas parcerias na América Latina, incluindo ICANN, Organização dos Estados Americanos, OEA-CITEL, Internet Society e diversas outras entidades.

O propósito da SSIG é capacitar 200 participantes presenciais, dos quais 120 são locais e 80 são internacionais, em tudo relacionado à Governança de Internet. Adicionalmente, 200 bolsistas internacionais remotos receberão certificações. Edições anteriores do evento atraíram um público de mais de 25.000 pessoas, vindas de 89 países.

Percival Henriques, presidente da ANID, reforça: “Há uma demanda urgente para formarmos uma massa crítica robusta para o ecossistema digital global e regional. A realização de um evento deste porte no Nordeste brasileiro é fundamental para capacitar, informar e formar talentos que enfrentarão temas desafiadores como cibersegurança, inteligência artificial, soberania de dados e economia de plataformas, entre outros.”

A programação ocorrerá no Auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), localizado na Rua Manoel Gonçalves Guimarães, 195, em Campina Grande. Vale destacar também o apoio fundamental do Comitê Gestor da Internet no Brasil e do NIC.BR ao evento.

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui