Lançamento do projeto “Preservando a Memória” acontece em Cajazeiras na próxima segunda-feira (18)

-

O projeto de extensão “Preservando a memória: salvaguarda de documentos sobre a história de Deusdedit Leitão arquivados no IHGP”, que terá evento de lançamento oficial no dia 18 de setembro de 2023, às 19 horas, no Centro de Formação de Professores da UFCG, em Cajazeiras, foi aprovado em edital da PROBEX-UFCG, sendo realizado em convênio com o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP) e com a Fundação Casa de José Américo, visando a higienização e digitalização de documentos sobre a vida e a obra de Deusdedit Leitão, guardados em ambas instituições, os quais a partir deste convênio serão disponibilizados, também, no Núcleo de Documentação Histórica Deusdedit Leitão (NDHDL/CFP/UFCG).

Ainda no dia 18/09, além do lançamento oficial do projeto, haverá também a comemoração dos 118 anos do IHGP, momento em que o presidente, Prof. Jean Patrício da Silva, dará início à interiorização das atividades da referida Instituição considerada, a mais antiga na área da pesquisa do Estado da Paraíba e conferido título de Sócia Honorária do IHGP à professora Janaina Camilo.

- Continua depois da Publicidade -

O patrono e nomeador do Núcleo de Documentação Histórica Deusdedit Leitão do CFP/UFCG foi notável pesquisador paraibano. Nascido em 7 de maio de 1921, em Cajazeiras, filho do Sr. Eliziário Gomes Coelho e D.ª Maria Madalena de Vasconcelos Leitão. Sua jornada educacional começou cedo, influenciada pelas diversas cidades em que sua família residiu devido às atividades de seu pai.

Deusdedit foi jornalista, historiador, pesquisador e escritor, tendo sido correspondente em diversos jornais nordestinos. Além disso, foi fundador e sócio de importantes instituições de pesquisa histórica e cultural, tornando-se sócio do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano em 1962, instituição a qual presidiu entre os anos de 1974 a 1977; em 1978 ingressou na Academia Paraibana de Letras, ocupando a cadeira de número 16 e ainda contando com a publicações de diversos livros.

Deste modo, tendo em mente a importância desta figura para a historiografia paraibana, este projeto de extensão busca difundir aos pesquisadores os frutos do trabalho do Sr. Leitão, assim amplificando os ramos de pesquisas sobre suas obras, sobre a Paraíba e os sertões.

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui