Tributo a Otacílio Batista acontece hoje em homenagem aos 100 anos do poeta popular

-

Acontece na noite desta quinta-feira (28) o 17º Tributo a Otacílio Batista, em homenagem aos  100 anos de um dos maiores poetas populares de todos os tempos. O evento transcorrerá no Bessa Gill, em João Pessoa, a partir das 19h, com música, poesia e o lançamento da biografia ‘Otacílio Batista: uma história do repente brasileiro’ (Editora Hedras – SP), de Sandino Patriota.

O Tributo a Otacílio Batista começou em 2004, um ano depois da morte do poeta. A homenagem é realizada anualmente e tem o propósito de fazer o resgate dos mais de 60 anos que Otacílio dedicou de sua vida à poesia popular. Foi ele um dos maiores responsáveis por difundir as diferentes modalidades do repente pelos quatro cantos do País, levando, ainda, a cantoria de viola para a Europa e países da América do Sul e Central.

- Continua depois da Publicidade -

História

Radicado em João Pessoa e filho dos paraibanos Raimundo Joaquim Patriota e Severina Guedes Patriota, o poeta Otacílio Batista nasceu no dia 26 de setembro de 1923, na então Vila Uburanas, hoje município de Itapetim, localizado na Região do Pajeú das Flores, Estado de Pernambuco. Se vivo estivesse, ‘A Voz do Uirapuru’, como também era conhecido, completaria 100 de existência, em setembro deste ano (2023). Seus versos únicos, sua postura, seus improvisos e canções permanecem na memória de quem ama a poesia popular, em sua mais sublime versão.

Depois de morar quase 27 anos na Paraíba, Otacílio Batista morreu no dia 5 de agosto de 2003, aniversário de João Pessoa. Foi nessa cidade onde um dos mais conhecidos e talentosos cantadores de viola fixou residência, ao lado de sua esposa, a professora Rosina de Freitas Patriota, e seus filhos.

Otacílio chegou em João Pessoa no dia 7 de julho de 1977 e até sua morte, foi esse um dos períodos mais produtivos de sua extensa carreira profissional, com seis décadas dedicadas à cultura popular brasileira. Devido ao seu importante papel nessa área, Otacílio foi agraciado com os títulos de Cidadão Pessoense e Cidadão Paraibano e detentor de inúmeros prêmios de primeiro lugar em congressos e encontros de cantadores.

Livro

A biografia ‘Otacílio Batista: uma história do repente brasileiro’ vem coroar o Tributo deste ano. Todos os filhos e filhas de Otacílio Batista, que são nove vivos, foram fontes de pesquisa. O livro com mais de 200 páginas e, segundo o próprio autor, Sandino Patriota, “Otacílio, é o poeta de um interregno, de uma transição, de uma viagem cheia de desencontros, idas e voltas e, também, de conflitos. Do campo para a cidade; da cantoria de pé-de-parede pela bandeja à profissão do cantador que sustenta a família com o cachê; da tradição oral do repente ao registro da poesia escrita, Otacílio viveu e participou dessas rupturas, muitas vezes contra a própria vontade, mas sempre em uma posição de destaque”.

Evento: Tributo a Otacílio Batista
Data: 28 de setembro (quinta-feira)
Hora: 19h
Local: Bessa Grill – João Pessoa/PB
Couvert: R$ 15,00
Programação: música, cantoria e declamação

Blog com Assessoria

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui