Novo livro de Ésio Barros será lançado em outubro: As veias abertas do Brasil…

-

Intitulado ‘As veias abertas do Brasil- Os destinos do dinheiro brasileiro’, o mais novo livro do professor e escritor Ésio Augusto de Barros já tem data de lançamento: 24 de outubro, às 19h, no auditório da Usina Energia, em João Pessoa. A obra leva o selo da Editora Mídia.

O livro discute a condução do capitalismo brasileiro ao longo dos séculos, abordando a gestão portuguesa e o seu legado para a economia nacional, as influências financeiras inglesas e norte- americanas no desenvolvimento produtivo diante de um profundo processo de endividamento, criando um modelo de crescimento econômico dependente.

- Continua depois da Publicidade -

“A ideia é mostrar as relações entre os cartéis estrangeiros e os gestores brasileiros na condução das políticas públicas, minando a competitividade do empreendedorismo brasileiro no cenário internacional”, destaca Ésio Barros.

De acordo com o autor, a obra enfoca, também, a demonstração de uma visão empobrecida do condicionamento do desenvolvimento do país a construção de grandes obras, favorecendo relações antirrepublicanas como clientelismos e mandonismos capazes de perpetuar práticas abusivas de gestão do dinheiro público.

A narrativa propõe rediscutir o papel do Estado como fomentador de um desenvolvimento econômico com embasamento nacional, sem desmerecer a proteção social, a partir da criação de novos referenciais produtivos desvencilhados da proposta neoliberal.

O livro brinda o leitor com um texto direto e ao mesmo tempo reflexivo sobre os destinos dos recursos brasileiros ao longo da sua existência, analisando os descaminhos de um país considerado por todos como rico, mas que nunca usufruiu verdadeiramente dessa condição.

Sobre o autor

Natural de João Pessoa, o professor Ésio Barros é bacharel em Direito pela Universidade de João Pessoa (UNIPÊ), membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), secção Paraíba, e licenciado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Ésio Barros é, também, autor do livro ‘Nordeste – o mito do fracasso’, da editora Imprima, entre outras obras.

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui