Por Valter Nogueira
A bandeira da Paraíba já é bordada com pixels da era digital, com protagonismo no segmento da comunicação/jornalismo. O motivo do introito é para afirmar que o “novo sempre vem” – como diria o poeta e cantor Belchior -, e, com ele (o novo), surgem novos desafios, tais como adaptações e reflexões.
O advento da internet e, por conseguinte, das mídias digitais é como que um divisor de águas – marca a era da comunicação interativa.
A rigor, Mídia Digital é todo conteúdo ou veículo de comunicação que se baseia na internet – plataforma digital – e a utiliza como meio de distribuição. Ela oferece a possibilidade de feedback por parte do receptor em tempo real, o que a difere da mídia analógica, mais conhecida como mídia tradicional ou mídia offline.
A mídia tradicional é aquela em que o processo de comunicação é unilateral (estático), enquanto a mídia digital acontece de modo bilateral (dinâmico).
A interação entre emissor/receptor ocorre porque o canal de comunicação da mídia digital é a internet. Nesta plataforma, o público – que antes era apenas receptor – passa à condição de ator principal, podendo interagir ante o conteúdo recebido: responder, opinar, perguntar etc. E, o maior avanço, criar e disseminar seu próprio conteúdo.
Paraíba & Amidi
A Paraíba não perde o trem da história e avança na discussão do papel das mídias digitais, a partir da consciência dos atores envolvidos no segmento, dando nova dimensão e visibilidade à Associação de Mídia Digital (Amidi).
A união em torno da consciência de somar esforços em momento de construção prevaleceu entre os associados. De forma consensual, elegeu, por aclamação, a chapa “Amidi Unida – Mídia Digital Forte”, encabeçada pelo jornalista Heron Cid, em eleição/confraternização realizada no último sábado (7).
Informes de Bandeira
Mídia Digital foi, ainda, tema da fala do multimídia Nonato Bandeira, secretário de Comunicação do Estado. Em breve discurso feito na confraternização da Amidi, Bandeira revelou pontos importantes para o segmento.
Nonato informou que em recente encontro de secretários estaduais de Comunicação, no Rio de Janeiro, ficou definido recomendar ao ministro Paulo Pimenta (Secom) a regionalização da mídia.
Outro informe de Bandeira diz respeito à sua participação em recente debate na UFPB. Ele relatou que, em um auditório com cerca de 80 pessoas, perguntou quantos dos presentes se informavam pela mídia digital, quase a totalidade levantou a mão, realidade que atesta a dimensão e a importância da Mídia Digital.
Metamorfose
O jornal impresso não morreu, se transformou, migrou para a plataforma digital com o nome de portal de notícia.