Governador participa de formatura de aspirantes a oficial do Corpo de Bombeiros

-

Na solenidade, João Azevêdo homenageia família atendida pelo resgate aeromédico

Na noite desta quinta-feira (19), o  governador João Azevêdo participou em João Pessoa da solenidade de formatura de conclusão do curso de formação de 15 novos aspirantes a oficial da do Corpo de Bombeiros Militar. Na ocasião, o chefe do Executivo também entregou uma homenagem à primeira criança atendida pelo resgate aeromédico, que foi repatriada de São Paulo a Paraíba, para continuar seu tratamento perto da família.

- Continua depois da Publicidade -

Em seu discurso, o governador João Azevêdo ressaltou o compromisso com a Segurança Pública, demonstrado com grandes investimentos para a melhoria da qualidade da prestação do serviço à população.

“Nós temos a melhor segurança pública do Norte e Nordeste e a terceira melhor do país, de acordo com o Centro de Liderança Pública, o Corpo de Bombeiros é uma das instituições mais respeitadas do país, e tem recebido investimentos da nossa gestão, como o Centro de Treinamento e novas Companhias em Itabaiana, Sumé e Juazeirinho. Também disponibilizamos duas UTIs aéreas para atender pacientes do SUS porque entendemos que fazer gestão pública é cuidar das pessoas e desejo as boas-vindas aos aspirantes a oficial”, frisou.

O secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Francisco Nunes, destacou os avanços no segmento nas áreas de tecnologia e valorização dos homens e mulheres que integram as Forças de Segurança do estado.

“O governador tem feito grandes investimentos na Segurança Pública, que vão desde os recursos tecnológicos, com mais de R$ 150 milhões injetados nos Centros Integrados de Comando e Controle de João Pessoa, Patos e Campina Grande, renovação de frota, armamentos modernos, assim como em recursos humanos, com o maior concurso público da história da Polícia Civil e, hoje, com o reforço no Corpo de Bombeiros, dando retorno à sociedade nesse trabalho integrado de todas as polícias”, comentou.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Marcelo Araújo, afirmou que os novos aspirantes estão preparados para servir à sociedade paraibana. “Após três anos de curso, eles estão treinados para desenvolver a parte de capacitação, gestão pública e operacional e eles serão distribuídos por todo o estado, de acordo com a demanda das regionais, somando esforços nas ações que desenvolvemos”, pontuou.

Os 15 novos aspirantes a oficial do Corpo de Bombeiros, dos quais nove são pertencentes à corporação da Paraíba e seis do Rio Grande do Norte, concluíram as atividades pedagógicas nessa quarta-feira (18) e passaram por 86 disciplinas que somaram 4.005 horas de aula ao longo dos últimos três anos.

A aspirante a oficial Clarice Leal comemorou a conquista profissional e a realização de um sonho. “Esse é um momento de muita alegria, de agradecimento a Deus e não conseguimos segurar a emoção. Finalizo esse processo com muita honra, junto aos meus 14 irmãos da corporação. Eu sempre sonhei em ingressar na carreira militar, tenho referências na minha família e, graças a Deus, consegui realizar o meu objetivo”, celebrou.

Homenagem à primeira criança atendida pelo resgate aeromédico do estado – Na época com 1 ano e 2 meses, Pedro Henrique, foi beneficiado com o serviço da UTI aérea implantado pela gestão estadual. Internado no Hospital de Base de São José do Rio Preto, em São Paulo, ele foi repatriado para a Paraíba em novembro de 2021, onde deu continuidade ao seu tratamento, após se submeter a uma cirurgia cardíaca, no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, perto de sua família.

Hoje, a família de Pedro Henrique, atualmente com 3 anos e 2 meses, agradeceu ao Governo do Estado por trazer a criança para o estado. “Eu sou muito grata, na época não sabia que ele foi a primeira criança a ser atendida pelo serviço. Foi uma situação muito difícil que eu nunca pensei em passar, mas graças a Deus está tudo bem e eu agradeço muito a todos que ajudaram e eu não tenho palavras para externar minha gratidão pelo que fizeram pelo meu filho”, disse a Wemily Letícia Andrade, mãe de Pedro Henrique.

O Resgate Aeromédico é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Sesds). O serviço também é utilizado para a captação de órgãos e tecidos, transporte inter-hospitalar, repatriação de cidadãos paraibanos e no apoio às operações institucionais do Governo, da Secretaria da Segurança e do CBMPB.

A solenidade, também marcada pela entrega de medalhas a profissionais da imprensa, representantes do Governo do Estado e da Segurança Pública, foi prestigiada pelo comandante-geral da Polícia Militar, Sérgio Fonseca; pela secretária de estado do Meio Ambiente, Rafaela Camaraense; pelo presidente da Empaer, Aristeu Chaves; pelo superintendente do Detran, Isaías Gualberto; dentre outros auxiliares da gestão estadual.

Fonte: Secom-PB

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui