Primeira etapa do Enem começa neste domingo (5); 124 mil candidatos na Paraíba

-

A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 começa neste domingo (5), em todo o país, com as questões de linguagens e códigos, ciências humanas e redação. Ao todo, 3,9 milhões de candidatos estão inscritos para fazer as provas em 1.750 municípios, nas 27 unidades da federação.

Na Paraíba, 124.519 pessoas se inscreveram, segundo divulgou o Ministério da Educação (MEC).

- Continua depois da Publicidade -

Neste ano, as provas do Enem 2023 serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. No no dia 12 de novembro, os estudantes farão as questões de ciências da natureza e de matemática.

Na Paraíba, são 374 locais de prova, totalizando 4.363 salas de aplicação, em 55 municípios paraibanos. O número representa 3,2% dos mais de 3,9 milhões estudantes em todo o Brasil.

Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. As provas começam às 13h30 e terminam às 19h. A recomendação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é chegar às 12h no local do exame.

Para conferir o local de prova, basta acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição que está disponível na página do participante. O candidato deve levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, e documento de identificação válido, físico ou digital.

As cidades de João Pessoa e Campina Grande terão esquema especial de transporte e trânsito para o Enem neste domingo, inclusive, sem cobrança da passagem aos candidatos que apresentarem carteira de estudante.

Sobre o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal forma de ingresso ao ensino superior. Desde 2009, ele passou a ser usado para a entrada em instituições de ensino superior públicas e particulares.

O Enem 2023 será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro dia de prova, os participantes fazem as questões de linguagens e códigos, ciências humanas e redação. No segundo dia, as provas são de ciências da natureza e matemática.

O estudante que tiver sido alocado a mais de 30 km de distância de casa por erro da organização, pode pedir a aplicação no período de 13 a 17 de novembro e fazer o exame em 12 e 13 de dezembro. O gabarito será divulgado no dia 24 de novembro e o resultado final no dia 16 de janeiro de 2024.

Fonte: Agência Brasil

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui