Livro sobre governantes da Paraíba será lançado nesta sexta-feira (17)

-

A obra leva a assinatura do desembargador Marcos Cavalcanti e do historiador Hélio Zenaide (In memoriam), com selo da Editora “A União”

Acontece na tarde desta sexta-feira (17) o lançamento do livro ‘Governantes da Paraíba’, obra de autoria do desembargador Marcos Cavalcanti, presidente da Comissão de Cultura e Memória do Tribunal de Justiça da Paraíba, e do historiador Hélio Zenaide (In memoriam). O evento, com início às 16h, no Centro Cultural São Francisco, contará com a presença do governador João Azevêdo.

- Continua depois da Publicidade -

O desembargador Marcos Cavalcanti destaca que a obra foi iniciada pelo historiador Hélio Zenaide, que deixou a primeira parte do trabalho adianta.  “Hélio Zenaide, que faleceu em 2017, aos 90 anos, deixou a obra sobre os governantes da Paraíba com pesquisa bem adiantada. E, agora, foi concluída por mim”, revela.

Marcos Cavalcanti destaca, também, que Hélio conviveu com muitos governadores do seu tempo, e retrata fatos e notas que só ele sabia.

“Além de cotejar e trazer a lume fatos históricos desatados em artigos de todos os jornais da Paraíba, eu atualizei a obra que estava inacabada, por limitação da existência física da natureza humana do falecido e grande historiador Hélio Zenaide”, afirma o desembargador.

Livro

Trata-se de um livro de história da Paraíba que, mesmo não sendo uma biografia das personalidades importantes que administraram o Estado, traz traços da vida de cada um, inclusive o perfil de gestor, além de fatos e acontecimentos políticos, eleitorais e sociais de época, nas respectivas gestões.

“A obra retrata a história da Paraíba, que trará no bojo todos os seus governantes, desde o período colonial, imperial e republicano”, arremata o autor.

Edição

A parte editorial do livro “Governantes da Paraíba – Colônia, Império e República” – ficou a cargo da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), com produção e impressão por meio da Editora “A União”.

Marcos no Governo

Marcos Cavalcanti chegou, também, a assumir o cargo de governador do Estado da Paraíba, em 2015, quando estava na presidência do TJPB, seguindo a linha constitucional de sucessão prevista para o preenchimento, em caso de vacância, da função de chefe do Poder Executivo.

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui