A ministra da Saúde, Nísia Trindade, esteve na Paraíba nesta quinta-feira (23) para entregar 27 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a municípios paraibanos. Em discurso, a ministra garantiu que a meta do Governo Federal é assistir todas as cidades com o serviço até 2026. Na oportunidade, Nísia rebateu a recente crítica à pasta feita pelo ex-ministro Marcelo Queiroga, destacando que a gestão anterior foi marcada “pelo descuido com a população”.
“A população brasileira sabe que o governo anterior foi o governo de descuido com a população, que teve o descaso com a saúde, com a vida, com o desenvolvimento, com a política. A nossa política é o oposto, é trazer saúde, fortalecer o SUS e fazer avançar todos os programas sociais no Brasil”, afirmou a ministra.
Ainda sobre o assunto, Nísia contestou declaração e críticas de Queiroga que afirmou ter sido a sua gestão no Ministério da Saúde a responsável pelo processo de aquisição das ambulâncias do Samu entregues hoje.
“Isso não é verdade. Houve uma licitação que não foi concluída. Foi a nossa equipe que colocou em prática essa licitação que está fazendo essas entregas e que farão o SAMU ter uma cobertura de 100% em todo o país”, disse a ministra.
Ambulâncias
A ministra revelou em seu discurso que o presidente Lula confiou a ela a missão de fortalecer o SUS. “Lula me deu a grande missão de fortalecer o SUS e fazer chegar a saúde a quem mais precisa. Esse compromisso se expressa na área de urgência e emergência, programas mais queridos e demandados pelos prefeitos e, por isso, o Samu está no nosso Programa de Aceleração do Crescimento. A meta é até 2026 ter 100% de cobertura nacional, não vai haver município onde não chegue ambulância do Samu”, garantiu a ministra.
Samu
Nísia Trindade lembrou que o Samu está fazendo 20 anos e considerou um momento especial estar na Paraíba. “Estar na Paraíba tem um sentido especial pra mim. É bom percorrer o Brasil e entender que somos um país só e que temos que andar juntos superando a nossa desigualdade”, acrescentou.
Evento
A solenidade para a entrega de ambulâncias aconteceu no Centro de Convenções, em João Pessoa, e contou com a participação do vice-governador Lucas Ribeiro, do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; do senador Veneziano Vital do Rêgo; do deputado federal Hugo Motta, além de vários prefeitos paraibanos.