O PT tem divergência interna ante o processo de escolha do candidato do partido à Prefeitura de João Pessoa nas eleições de 2024, admitiu o vereador Marcos Henriques, nesta segunda-feira (27), durante entrevista concedida ao programa Panorama 360, na web rádio RWN, em João Pessoa. No entanto, o parlamentar destacou que “o PT é diferente e, no tempo certo, o assunto será decidido pelo pelos filiados”.
A divergência a que se refere o vereador diz respeito a existência de duas alas na legenda; uma defende o nome de Luciano Cartaxo e, a outra, a da deputada Cida Ramos. Ambos disputam a indicação do partido para ser o candidato do partido a prefeito da Capital no próximo ano.
“No PT é assim, são os filiados quem decidem quem será o candidato do partido. Uma coisa é certa, o partido terá candidato próprio”, destacou Marcos Henriques.
Marcos Henriques falou, também, do fato inédito de ter sido, até pouco tempo, o único vereador de oposição na Câmara Municipal de João Pessoa; nos últimos meses o vereador Carlão se colocou também como opositor ao prefeito da cidade, Cícero Lucerna.
“Não é fácil! É uma missão difícil ser oposição numa casa em que 90 por cento dos vereadores está na oposição. Mas, não desisto!”, garantiu.
O petista acrescentou que, na Câmara, parece que todos estão na Suíça, “sem problemas na saúde, na educação, no transporte, etc”.
Henriques lembrou que a gestão já está se acabando e muitos problemas básicos não foram resolvido, a exemplo da mobilidade urbana. “Estamos já a um ano do fim do mandato do prefeito, e os ônibus continuam os mesmos; cadê os ônibus com ar-condicionado e com wifi”, pontou.
Henriques afirmou, ainda, que não tem problema de reconhecer o que o prefeito faz de bom. “Mas, jamais me calarei diante das questões negativas do governo municipal, que atingem principalmente as pessoas mais necessitadas”, arrematou.
Gestão Cícero
Ao tecer comentários sobre a gestão do prefeito Cícero Lucena, Marcos disse que a atual administração municipal não tem compromisso com o meio ambiente, a partir de um política que visa acabar com as áreas verdes da cidade. “Prova disso ocorre com a liberação da construção de dois prédios em uma área ambiental, no pé da falésia, nas proximidades da avenida Rui Carneiro”, exemplificou.
Centro Histórico
Marcos Henriques falou, ainda sobre a atual situação do Centro Histórico, lembrando que algo precisa ser feito. “A nossa cidade nasceu nas margens do rio Sanhauá. É claro que existe uma migração natural, mas é questão de decisão de gestão”, declarou o parlamentar.
Henriques disse acreditar que a revitalização e requalificação do Centro Histórico passam por quatro pontos fundamentais: segurança, habitação e turismo.
No quesito habitação, ele informou que existem 150 imóveis fechados na área em questão. Ele defende que estes prédios podem e devem ser transformados em habitação popular, trazendo assim mais pessoas para habitar a área central da cidade.
Sobre o turismo, o vereador defende a criação de mais pontos turísticos no Centro, como forma de atrair mais visitantes à área histórica da cidade.
Por fim, Henriques revelou que o Governo do Estado e a FIEP estão interessados em requalificar a área central, com projeto educacional. “Há um projeto para a Academia Epitácio Pessoa, próximo à Câmara, a partir de cursos profissionalizantes a serem tocados pela FIEP”, comentou.
RWN – A rádio RWN está localizado na rua Caetano Filgueiras, s/n, no tradicional Bairro da Torre. O programa Panorama 360 é apresentado pelo radialista Ailton Cavalcanti, com comentários do jornalista Valter Nogueira. Vai ao ar pela rede mundial de computadores, de segunda a sexta-feira, sempre das 16 às 18h.