Paraíba ganhará cidade internacional a ser construída por grupo chinês em Mataraca

-

O empreendimento  vai gerar 100 mil novos empregos; a cidade terá porto e metrô e previsão de 250 mil habitantes

Uma notícia do outro mundo chega com expectativa de movimentar o cenário econômico da Paraíba, como nunca antes visto. Trata-se do anúncio feito, nesta sexta-feira (1º), por um grupo de empresários chineses de um projeto ambicioso: a construção de um Porto e uma Cidade Internacional no município de Mataraca, no litoral norte do estado.

- Continua depois da Publicidade -

O protocolo de intenção para o projeto será assinado no dia 11 de dezembro, no município de Mataraca. A imagem que emoldura esta matéria é meramente ilustrativa, não diz respeito ao projeto em questão, que ainda será revelado ao público em momento oportuno.

A iniciativa tem o potencial de transformar significativamente a região e, por conseguinte, o Estado da Paraíba. O projeto é um investimento estimado em 150 bilhões de reais e a promessa de gerar mais de 100 mil empregos diretos e indiretos.

Por trás do empreendimento está um grupo que não é, de longe, novato nesse tipo de projeto. Com expertise na construção de Cidades Inteligentes, os empresários chineses já deixaram sua marca em locais como Dubai, Catar, Singapura e Egito. Agora, trazem essa mesma visão para o Brasil, selecionando a Paraíba como o ponto de partida para uma nova empreitada.

Projeto

Em síntese, a magnitude do projeto é impressionante. O Porto e a Cidade estão planejados para abrigar uma população de 250.000 habitantes. Com uma ampla variedade de infraestruturas, desde unidades residenciais até universidades, hospitais, estádios, e centros comerciais, a nova Mataraca se tornará um hub completo e autossuficiente.

A previsão para a entrega do porto, a partir do início da construção, é de 36 meses (três anos). Já a cidade deverá levar de 8 a 10 anos anos para ser entregue.

Impacto Econômico e Social

A expectativa é que a obra gere mais de 100 mil empregos diretos e indiretos durante o período de construção. Quando o Porto e a Cidade estiverem operacionais, seu impacto econômico e social será imensurável.

Ao mesmo tempo, o desenvolvimento nos setores agrícola, comercial, industrial, educacional, e turístico promete colocar Mataraca no mapa como a cidade mais moderna do Brasil e do continente americano.

Futuro Promissor

O protocolo de intenção para o projeto será assinado no dia 11 de dezembro, marcando o início oficial dessa jornada transformadora. Ao passo que a apresentação do estudo projetado para o futuro de Mataraca durante a solenidade mostrará o comprometimento em criar uma cidade que transcenda as expectativas e abra portas para um futuro promissor nos mais diversos setores.

A construção do Porto e da Cidade Internacional em Mataraca representa um marco para a Paraíba. Contudo, é um grande passo significativo na direção de um desenvolvimento abrangente e sustentável. À medida que esse projeto visionário se desenrola, é evidente que a nova Mataraca está destinada a se destacar como um exemplo de inovação e crescimento para todo o país.

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui