Disque 123 passar atender com novo número a partir desta sexta-feira (8)

-

O Disque 123 é o canal de denúncia que visa atender pessoas em situação de risco, violência e violação de direito

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, informa que o Disque 123, passa a atender com um novo número, o 155, a partir desta sexta-feira (8). A mudança da desativação do código 123 foi realizada pela Anatel, que também fará, no período de 90 dias, a interceptação das chamadas com o suporte da empresa redirecionando para o novo número.

- Continua depois da Publicidade -

O Disque 123 é o canal de denúncia que visa atender pessoas em situação de risco, violência e violação de direitos. Trata-se de uma ferramenta com abrangência nos 223 municípios paraibanos, garantindo a interlocução com o sistema de Justiça e rede de proteção aos direitos humanos. O serviço é responsável por encaminhar, monitorar e acompanhar a apuração dos casos de violações de direitos.

Na Paraíba, somente no período de janeiro a setembro de 2023, o Disque 123 registrou 1.342 denúncias de 2.523 violações de direitos contra crianças, adolescentes, pessoa idosa, pessoa com deficiência, público LGBTQIAPN+, pessoa com restrição de liberdade, pessoa em situação de rua, tráfico de pessoas, trabalho escravo e violência contra as mulheres. Muitas vezes, a denúncia é feita de forma anônima.

A equipe é composta por assistente social, psicóloga, advogada e técnicos responsáveis pela operacionalização do sistema.

A coordenadora Raianne Maria reforçou que essa mudança não irá comprometer a execução do serviço. “A consolidação do Disque 123 traz a certeza que essa mudança será apenas de um código, no qual o serviço continua apto na prestação do serviço para as vítimas em suas diversas violações. Denuncie e Disque 155”, destacou.

Fonte: Secom-PB

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui