SEDENE: João destaca potencial do Nordeste para atração de novos investimentos

-

O presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) e governador da Paraíba, João Azevêdo, participou, nesta quarta-feira (13), em Recife, Capital de Pernambuco, da 32ª reunião do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel).

Na ocasião, foram apresentadas as metas de 2024 dos fundos regionais – o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), que irão investir cerca de R$ 40 bilhões na região no próximo ano.

- Continua depois da Publicidade -

Na oportunidade, o governador João Azevêdo ressaltou a importância da integração dos estados do Nordeste com a Sudene para impulsionar o desenvolvimento regional. “A nossa região tem um forte potencial em diversos segmentos econômicos, dentre eles, a energia limpa e o turismo. O Nordeste tem dado exemplo de união ao país e é justamente esse esforço conjunto que tem nos ajudado a atrair grandes investimentos que geram emprego, renda e melhoram a qualidade de vida da nossa população”, frisou.

O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou a atuação da Sudene para o desenvolvimento do Nordeste e a importância da contribuição dos governadores na definição das prioridades da região. “Nós tivemos a oportunidade de discutir a programação orçamentária para 2024, o calendário de reuniões do Condel e os projetos prioritários que fazem parte de toda uma estratégia regional. O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste e o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste têm sido grandes exemplos para o incentivo de grandes negócios, novas atividades econômicas e isso tem gerado emprego e renda e, principalmente, novas expectativas em relação ao futuro”, comentou.

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, destacou os investimentos apresentados para os governadores em eixos estratégicos para reduzir as desigualdades regionais. “Nessa reunião, nós definimos os parâmetros para a destinação de recursos que temos através dos Fundos Constitucionais. São quase R$ 40 bilhões para investirmos no Nordeste em áreas como desenvolvimento produtivo, inovação, sustentabilidade, infraestrutura e desenvolvimento social. Esses recursos serão distribuídos de forma isonômica, todos os estados terão um percentual, e a Paraíba tem muitos investimentos nas áreas de infraestrutura, energia limpa e turismo”, comentou.

Também participaram da reunião os governadores Jerônimo Rodrigues (Bahia) e Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), os vice-governadores Themístocles Filho (Piauí), Priscila Krause (Pernambuco) e Jade Afonso (Ceará); a vice-prefeita de Recife, Isabella de Roldão; e o presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Paulo Câmara.

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui