PSB alinha discurso sobre eleição na Capital; orientação de João Azevêdo prevalece

-

Por Valter Nogueira

O PSB parece ter alinhado o discurso quanto ao processo eleitoral municipal em curso em João Pessoa, prevalecendo a orientação do governador João Azevêdo. Na Capital, o gestor indica a manutenção da aliança com o atual prefeito Cícero Lucena (PP), candidato à reeleição.

- Continua depois da Publicidade -

A primeira evidência de alinhamento chega com o recente sinal de sintonia política entre o secretário Tibério Limeira (Administração) e o prefeito Cícero. Dias atrás, Tibério, presidente municipal do PSB, parecei decidido a continuar lutando por outra tese, qual seja: PSB com candidato próprio à Prefeitura da Capital.

João Azevedo (PSB) disse, repetiu e reafirmou várias vezes que sua indicação era manter o apoio ao nome de Cícero. Por outro lado, Tibério defendia a construção de um projeto no qual o PSB se apresentava na condição de protagonista.

Sintonia

O fato é que, na última sexta (12), Cícero Lucena e Tibério Limeira participaram, lado a lado, de um evento, o que pode ser interpretado como primeiro passo na direção da ratificação da aliança PSB-PP. O encontro ocorreu durante o Agir 36, que anunciou apoio à reeleição de Cícero.

Projeto

Projeto político é sinônimo de construção, onde o diálogo é o principal ingrediente. No caso em tela, da aliança, é possível que os principais atores perceberam, em tempo, que o rompimento poderia ser uma luta fraticida.

Nesse diapasão, a quebra da aliança abriria um vácuo, o qual poderia ser bem aproveitado pela oposição – maior chance de vitória.

Resumo

Diante de obstáculos visíveis à tese de candidatura própria e de argumentos pertinentes à manutenção da aliança, Tibério pode ter se convencido de que se tratava de uma luta desigual.

Na política, assim como na guerra, recuar não é sinal de fraqueza.  Por vezes é preciso dar um passo atrás para, adiante, dar um salto à frente.

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui