Por Valter Nogueira
O PSB parece ter alinhado o discurso quanto ao processo eleitoral municipal em curso em João Pessoa, prevalecendo a orientação do governador João Azevêdo. Na Capital, o gestor indica a manutenção da aliança com o atual prefeito Cícero Lucena (PP), candidato à reeleição.
A primeira evidência de alinhamento chega com o recente sinal de sintonia política entre o secretário Tibério Limeira (Administração) e o prefeito Cícero. Dias atrás, Tibério, presidente municipal do PSB, parecei decidido a continuar lutando por outra tese, qual seja: PSB com candidato próprio à Prefeitura da Capital.
João Azevedo (PSB) disse, repetiu e reafirmou várias vezes que sua indicação era manter o apoio ao nome de Cícero. Por outro lado, Tibério defendia a construção de um projeto no qual o PSB se apresentava na condição de protagonista.
Sintonia
O fato é que, na última sexta (12), Cícero Lucena e Tibério Limeira participaram, lado a lado, de um evento, o que pode ser interpretado como primeiro passo na direção da ratificação da aliança PSB-PP. O encontro ocorreu durante o Agir 36, que anunciou apoio à reeleição de Cícero.
Projeto
Projeto político é sinônimo de construção, onde o diálogo é o principal ingrediente. No caso em tela, da aliança, é possível que os principais atores perceberam, em tempo, que o rompimento poderia ser uma luta fraticida.
Nesse diapasão, a quebra da aliança abriria um vácuo, o qual poderia ser bem aproveitado pela oposição – maior chance de vitória.
Resumo
Diante de obstáculos visíveis à tese de candidatura própria e de argumentos pertinentes à manutenção da aliança, Tibério pode ter se convencido de que se tratava de uma luta desigual.
Na política, assim como na guerra, recuar não é sinal de fraqueza. Por vezes é preciso dar um passo atrás para, adiante, dar um salto à frente.