Prefeitura instala contentores subterrâneos para descarte de resíduos na orla

-

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), está instalando contentores subterrâneos para o descarte de resíduos sólidos na orla neste mês de janeiro. Nesta primeira etapa, serão instalados 30 contentores subterrâneos, começando pela praia de Cabo Branco. A primeira plataforma vai funcionar em frente ao Ba’ra Hotel, com capacidade para armazenar dois contentores.

O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, explica que o serviço moderniza a forma de coleta de resíduos sólidos, em João Pessoa. “Além do fator de inovação tecnológica, esse método impede que as pessoas sintam odores advindos dos resíduos descartados. Com o isolamento, evitaremos que os resíduos sejam manipulados pela população”, relata o gestor.

- Continua depois da Publicidade -

Conforme o diretor de Limpeza Urbana, Clóvis Netto, os contentores são colocados em uma plataforma de metal e rebaixados a uma altura de 2,20 metros, estando inseridos sobre um bloco de concreto. Ele enfatiza que o sistema de construção permite a drenagem da água da chuva, evitando que a água entre nas caixas coletoras.

No nível da calçadinha da orla, a população poderá descartar os resíduos normalmente em lixeiras comuns. “Os resíduos cairão dentro dos contentores, que serão recolhidos pelo caminhão compactador. Para isto, a estrutura metálica é elevada eletronicamente, acionada por dispositivos hidráulicos”, explica Ricardo Veloso.

Papeleiras – Além dos contentores dispostos ao longo da orla de João Pessoa, a população pode descartar os resíduos nas papeleiras instaladas nos postes de toda a calçadinha. Há equipamentos feitos de plástico, metal e fibra de vidro.

Ainda na orla, os agentes de limpeza urbana realizam catação na faixa de areia e varrição na calçadinha diariamente e na ciclofaixa. A coleta de resíduos sólidos é feita cinco vezes do dia, durante o verão, devido ao aumento da produção de resíduos.

“Temos shows, eventos e programação na alta estação, quando é registrado significativo aumento da ocupação hoteleira em nossa Capital, notoriamente um dos destinos mais procurados do Brasil atualmente”, comenta Ricardo Veloso.

Valter Nogueira
Valter Nogueira
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.

Compartilhe

Mais Lidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui