No período de 19 a 23 de fevereiro/2024 acontecem as inscrições para preenchimento de vagas de Conciliador(a) Ativo(a), com base no projeto-piloto da Start Up da conciliação. São oferecidas 80 vagas, sendo 40 para conciliador(a) ativo(a) e mais 40 para suplentes.
O processo foi disciplinado por meio do Edital nº 001/2024 do Tribunal de Justiça da Paraíba. A inscrição deverá ser realizada exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponibilizado no endereço: https://forms.gle/EpikaajAAkpxsWCY6.
De acordo com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJPB (Nupemec), coordenado pelo desembargador José Ricardo Porto, foram abertas, neste início de ano, cinco turmas para a formação de novos conciliadores. Segundo a previsão do coordenador adjunto do Núcleo, juiz Jaílson Suassuna, serão capacitadas em torno de 240 pessoas, todas com curso habilitado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O magistrado também informou que está em fase de conclusão o curso de instrutor de conciliação, tendo em vista que o Tribunal possui, atualmente, apenas um instrutor e que após a formação serão 25 instrutores. A formação representa um significativo avanço na política de conciliação no âmbito dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) do Poder Judiciário paraibano, segundo pontuou o juiz Jailson Suassuna.
“Esses cursos representam um avanço extraordinário para os Cejuscs, pois a gestão do Presidente João Benedito está aumentando o quantitativo de conciliadores de 13 para mais de 250. Nós estamos elevando a política conciliatória a outro patamar, porque teremos todos esses conciliadores treinados atuando em todos os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania do estado”, realçou.
Fonte: Gecom-TJPB