O fato internacional do dia foi o encontro entre o papa Francisco e o presidente da Argentina, Javier Milei, nesta segunda-feira (12), no Vaticano, com destaque para a mudança de postura de Milei ante o pontífice. A DW Brasil, por exemplo, publicou matéria em que ressalta a amabilidade do presidente argentino para com o papa, que, desta vez, foi cortejado como “o homem mais importante da Argentina”.
Em uma mudança radical de retórica que passou da hostilidade à reverência, o presidente argentino, Javier Milei , se encontrou pela primeira vez com o papa Francisco durante visita ao Vaticano, descreve matéria da DW Brasil.
A mudança radical do discurso de Milei foi destaque, também, na maioria dos meios de comunicação que divulgaram a notícia.
De acordo com a DW Brasil, o mandatário argentino compareceu à reunião munido de biscoitos e presentes para cortejar o compatriota e líder da Igreja Católica a quem ele, durante a campanha eleitoral, chegou a se referir como “comunista” e “imbecil que defende a justiça social”. A reportagem avalia que Milei está de olho no eleitorado católico.
A matéria revela que o Papa e Milei conversaram por 70 minutos. Antes disso, Milei também esteve com auxiliares do pontífice. A crise econômica na Argentina, a pior em décadas na história do país, foi citada pela Santa Sé como um dos temas das conversas.
Milei
Populista de direita que assumiu o cargo em dezembro do ano passado, Milei enfrenta uma inflação de mais de 200% e tem sido brecado em suas pretensões pelo Parlamento, que vetou partes de um polêmico projeto de lei que lhe daria superpoderes.