
O presidente Lula (PT) recebeu nesta quarta-feira (21) o secretário de Estado dos Estados Unidos da América, Antony Blinken. Em meio a divergências sobre o conflito na Faixa de Gaza, Lula e Blinken se reuniram no Palácio do Planalto, em encontro que durou quase duas horas.
Na pauta, estiveram assuntos bilaterais, a exemplo da proposta de aceleração de empregos nos dois países.
Ao sair da reunião, Blinken disse que o encontro foi “ótimo” e que os dois países “estão fazendo coisas muito importantes juntos”, revela matéria postada no portal UOL.
Blinken participará da reunião de ministros do G20, grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia e a União Africana, no Rio de Janeiro. Comunicado do governo dos EUA iforma que o secretário foi enviado para enfatizar a Lula o apoio do país à presidência do Brasil no G20 e à parceria entre os dois países pelos direitos dos trabalhadores e na cooperação na transição para energia limpa.
Lula tem criticado a posição de impedimento norte-americana na defesa pela paz, apesar da boa relação com o presidente norte-americano, Joe Biden.