O deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL) fez um contundente pronunciamento, nesta quarta-feira (28), na Câmara Federal, em que denuncia o atraso nas obras do Aeroporto Internacional Castro Pinto, na Grande João Pessoa. No seu discurso, com vídeo postado em suas redes sociais, o parlamentar cobra da AENA a instalação de equipamentos básicos que possam dotar o Aeroporto de melhores condições a atender a crescente demanda naquele terminal aeroportuário.
Ainda no discurso, o parlamentar enumera cinco pontos, os quais julga urgente e necessário ao bom serviço prestado ao público usuário daquele aeroporto.
De acordo com o deputado, é preciso: 1 – Mais posições de parada; 2 – Mais pontes de embarque; 3 – Aumentar a classificação do aeroporto; 4 – Planejar e realizar desapropriações de terras na cabeceira 34; 5 – Uma taxiway.
Na justificativa, Cabo Gilberto destaca que apesar dos números crescentes na movimentação de passageiros, o que retrata o grande número de turistas que a cidade de João Pessoa tem recebido, ainda há gargalos no aeroporto que precisam ser sanados, a curto e médio prazo.
A curto prazo, aumento das posições de aeronaves. Ele explica que as atuais 8 posições de aeronaves no aeroporto, em alguns horários, durante os meses de dezembro/2023 e janeiro/2024, ficaram completamente ocupadas.
“Se houvesse mais posições para estacionamento de aeronaves, poderíamos ter recebido ainda mais voos e, consequentemente, mais turistas”, destaca o deputado.
Cabo Gilberto diz, ainda, que, com mais voos, faz-se necessário a construção de uma taxiway paralela à pista, para que as aeronaves se deslocarem com segurança e deixem livre a pista de decolagem e pouso mais rapidamente.
Atualmente não há taxiway no aeroporto e há somente uma única ligação entre a pista e as 8 posições de aeronaves.
Na visão do parlamentar, a médio prazo observa-se que o aeroporto foi concedido sem observar o Polo Turístico do Cabo Branco e todo o seu impacto, tanto em turistas domésticos quanto estrangeiros.
“Se nada for feito, os beneficiados serão os Estados vizinhos”, arremata Cabo Gilberto.