Por Valter Nogueira
A decisão do PT nacional de suspender as prévias do partido em João Pessoa, ocorrida nesta quinta-feira (14), terá, inevitavelmente, desdobramentos nos próximos dias e, por tabela, será objeto de várias leituras. De cara, o fato novo abre perspectiva de retorno de Luciano Cartaxo à indicação do partido e, por conseguinte, às raias da corrida eleitoral.
Ao que tudo indica, pesou na posição do PT nacional a recente desistência de Luciano em disputar às prévias. E, claro, a partir das justificativas apresentadas pelo petista.
Luciano Cartaxo, em nota à imprensa, atribui sua desistência ao impasse ocorrido dentro do próprio partido em torno das prévias, fato que, segundo o petista, enfraquece o PT na disputa na Capital.
O petista destaca, na nota, que o PT tinha reais chances de ir para o segundo turno e eleger o próximo prefeito da cidade, desde que apresentasse um candidato competitivo. Ele lembra, ainda, que já foi prefeito da Capital, ao menos nas entrelinhas, quando afirma:
“O eleitor quer debater a cidade. E nossa candidatura poderia oferecer uma gestão inteira de argumentos favoráveis para este debate”.
Decisão nacional
Na nota assinada pelo senador Humberto Costa é visível a posição do PT nacional ante às eleições municipais deste ano. Destaca o interesse do partido no processo eleitoral em várias cidades do país para o projeto nacional do PT, entre estas João Pessoa.
Diante de tais premissas, o PT nacional decide que a tática eleitoral do partido em João Pessoa seja discutida pelo Diretório Nacional, em sua próxima reunião, a ser realizada no dia 26 de março do corrente ano.
Sinal
A leitura que se faz diante de tal decisão – e com base na justificativa – é a de que, ao afastar as prévias, a direção nacional deverá levar em conta o peso político de cada candidato frente a atual realidade do processo eleitoral em curso na capital paraibana.
Pelo andar da carruagem, será a pesquisa de opinião pública o instrumento aferidor – e recomendável – para apontar o nome que o PT lançará como candidato da legenda na disputa à prefeitura de João Pessoa.