Fumaça preta foi vista saindo da chaminé da Capela Sistina, às 16h (horário de Brasília), nesta quarta-feira (7). O sinal indica que os cardeais não chegaram a um consenso para eleger o próximo papa.
O resultado diz respeito à primeira votação realizada pelos cardeais, que também é a única desta quarta.
Para que um novo papa seja eleito, um cardeal precisa conseguir dois terços dos votos do conclave. Quando isso acontecer, sairá fumaça branca da chaminé da Capela Sistina.
Programação para quinta-feira (8)
7h00: Fim da segunda votação
12h30: Nova rodada de votação
14h00: Última rodada do dia
Fumaça
Durante décadas, como o Vaticano conseguia produzir fumaça preta ou branca foi um mistério guardado a sete chaves. Somente em 2013, por ocasião da eleição do Papa Francisco, a Santa Sé revelou a fórmula: são compostos pirotécnicos relativamente comuns.
A fumaça é produzida pela queima das cédulas em um fogareiro especial instalado na Capela Sistina. Para garantir clareza no anúncio, produtos químicos são adicionados: naftalina e lactose geram, respectivamente, a fumaça preta e a branca. Desde 2005, um sistema adicional assegura que a cor seja visível, acabando com dúvidas entre os fiéis que acompanham o ritual à distância.
A fumaça branca é feita com clorato de potássio, açúcar de leite (lactose) como combustível e breu de pinho. Já a preta combina perclorato de potássio, antraceno (presente no alcatrão de carvão) e enxofre. Embora o clorato e o perclorato de potássio sejam semelhantes, o perclorato é preferido por ser mais estável e seguro em certas composições.