PUBLICIDADE

GAC: Marca chinesa começa a atuar no país com SUVs

Os modelos estarão disponíveis em 83 pontos de vendas espalhados por todas as regiões do país
blank

blankA montadora chinesa GAC deu início às suas operações no Brasil com o lançamento simultâneo de cinco modelos eletrificados, quatro SUVs 100% elétricos e um híbrido HEV neste sábado (24), reporta os principais sites especializados em veículos, a exemplo do portal Motor1.com. Os modelos estarão disponíveis em 83 pontos de vendas espalhados por todas as regiões do país, incluindo 33 concessionárias e 50 espaços em shoppings, operados por 27 grupos econômicos parceiros.

O portfólio traz as seguintes opções: Hyptec HT (SUV elétrico grande), GS4 (SUV híbrido), Aion V (SUV elétrico médio), Aion Y (SUV elétrico urbano) e Aion ES (sedã elétrico médio). Os veículos elétricos contam com 8 anos de garantia ou até 160 mil km (200 mil km para baterias). O híbrido GS4 tem cobertura de 5 anos ou 150 mil km.

O Hyptec HT é o SUV mais sofisticado da linha e chega em duas versões. Ele possui motor de 245 cv, bateria de 72,7 kWh e autonomia de 362 km (Inmetro). Traz itens como teto panorâmico, câmeras 360°, sistema de som com 22 alto-falantes e portas traseiras estilo asa-de-gaivota na versão Ultra. O preço parte de R$ 299.990.

blankO GS4 é o único SUV híbrido da linha, combinando um motor elétrico de 182 cv a um motor a combustão 2.0 de 140 cv, totalizando 235 cv de potência combinada. A bateria de 2,1 kWh é recarregada por regeneração ou pelo motor térmico, proporcionando autonomia total de até 705 km e consumo médio de 14,1 km/l. Com 4.680 mm de comprimento e entre-eixos de 2.750 mm, oferece porta-malas com capacidade entre 638 e 1.586 litros. Equipado com pacote ADAS, painel digital de 10,25″, head-up display e teto panorâmico fixo. O preço inicial é de R$ 189.990.

O Aion V é um SUV elétrico médio com 4.605 mm de comprimento e entre-eixos de 2.775 mm. Possui motor de 204 cv e 240 Nm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. A bateria de 75,3 kWh oferece autonomia de 389 km (Inmetro), com recarga rápida de 30% a 80% em 16 minutos (DC de 180 kW). Destaques incluem compartimento térmico ajustável, banco traseiro reclinável, tela multimídia sensível ao toque e pacote ADAS completo. O preço inicial é de R$ 214.990.

O GAC Aion Y é um SUV elétrico com estilo minivan. Mede 4.535 mm de comprimento, entre-eixos de 2.750 mm e porta-malas que varia de 361 a 1.650 litros. O motor de 204 cv e 225 Nm garante aceleração de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e velocidade máxima de 150 km/h. A bateria de 63,2 kWh proporciona 318 km de autonomia (Inmetro) e recarga de 30% a 80% em 55 minutos em carregadores rápidos (75 kW).

Entre os destaques estão o bom coeficiente aerodinâmico (Cx 0,278), portas com ampla abertura, painel digital de 10,25”, carregador por indução e sistema keyless. O pacote de assistência inclui frenagem autônoma, assistente de faixa, piloto automático adaptativo e assistente de congestionamento. Com preço a partir de R$ 174.990, o Aion Y chega como um forte rival no segmento de SUVs elétricos.

O Aion ES é um sedã elétrico com 4.810 mm de comprimento e entre-eixos de 2.750 mm. Conta com motor de 136 cv e 225 Nm de torque, bateria de 55,2 kWh e autonomia de 314 km (Inmetro). A recarga de 30% a 80% é realizada em 37 minutos com carregador rápido (DC de 75 kW). Equipado com painel digital de 3,5″, central multimídia de 8″, controle de estabilidade, sensores de estacionamento, 4 airbags e ar-condicionado dual zone – o porta-malas tem capacidade de 453 litros. O preço inicial é de R$ 169.990.

A meta da GAC é vender 8 mil unidades até dezembro de 2025 e 29 mil veículos em 2026. Clientes que adquirirem qualquer um dos modelos até 30 de junho terão condições especiais, como carregador portátil incluído nos elétricos, três anos de manutenção gratuita ou 100 mil km, assistência 24h por dois anos e internet gratuita por dois anos nos modelos Aion V e Hyptec HT.

Continue acompanhando o Motor1.com para mais detalhes sobre a estreia da GAC, incluindo análises sobre os lançamentos, investimentos e projetos da marca chinesa para o Brasil.

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.