A era de ouro da indústria automobilística britânica parece não ter volta. Em maio deste ano, a fabricação local de veículos registrou o pior resultado para o mês desde 1949 – e não há muitos sinais de recuperação no horizonte, segundo revela publicação do site Motor1.com.
Em números absolutos, a produção voltou aos patamares de 76 anos atrás, época do Ford Prefect, do Austin A40 e do Morris Oxford.
Segundo dados da SMMT (Society of Motor Manufacturers and Traders, a Anfavea britânica), a fabricação de carros de passeio no país caiu 31,5% em maio, com 47.723 unidades. O tombo foi ainda maior na produção de veículos comerciais, que despencou 53,6%, com apenas 2.087 unidades no mês.
Economistas e especialistas do setor automobilísticos avaliam que Tarifaço de Trump, Brexit e eletrificação explicam parte do recuo do setor.
Referência mundial do setor automobilístico, a Inglaterra é carro-chefe da produção de veículos do Reino Unido, que ostenta grande orgulho por suas marcas, que incluem Jaguar, Mini, Aston Martin, Rolls Royce, Land Rover e Bentley. Tem ainda a McLaren, famosa por seus veículos esportivos.