O Partido dos Trabalhadores (PT) da Paraíba realiza o Processo de Eleições Diretas (PED), neste domingo (6). Mais de 60 mil filiados devem votar para eleger o novo presidente da legenda no estado. A votação acontece das 9 às 17 horas em 130 municípios do estado.
As eleições acontecem nos níveis municipal, estadual e nacional, por voto direto e secreto.
Estão na disputa à presidência estadual da legenda os seguintes candidatos: Ari França, Carlinhos Guedes, Cida Ramos e Luizinho do PT.
O atual presidente do diretório, Jackson Macêdo, em comunicado nas redes sociais, convocou filiados e desejou uma boa eleição. “Contamos com a participação de todos”, disse.
De acordo com o regulamento, “poderão votar e ser votados (as) no PED os (as) filiados (as) que tenham registrados seus pedidos de filiação no sistema (Sisfil) até o dia 28 de fevereiro de 2025, desde que não tenham sido impugnados de acordo com as normas estatutárias”.
Perfil dos candidatos?
Arimateia França – Militante histórico, Arimatéia já presidiu a CUT em Campina Grande e em nível estadual por duas vezes. Atualmente, integra o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e a Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Carlinhos Guedes – Membro da tendência partidária ‘O Movimento PT’, Carlinho é bancário do Banco do Brasil e sindicalista com vasta atuação no Sertão paraibano.
Cida Ramos – Militante do PT desde a década de 90, Cida é assistente social, professora doutora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em 2018, foi eleita a deputada estadual mais votada na história política do Estado, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), sendo reeleita em 2022, pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
Luizinho – O nome de Luizinho Nunes, atual secretário de Organização do PT da Paraíba, foi lançado na praça pela ala ‘Resistência Socialista da Paraíba’. O grupo é liderado pelo deputado federal Luiz Couto e o ex-governador Ricardo Coutinho, histórico dissidente no partido. O deputado Luciano Cartaxo (PT) não assina a lista. Luizinho é assessor de Luiz Couto e já foi assessor do ex-deputado Frei Anastácio.