PUBLICIDADE

Governo deve anunciar redução de IPI para carros menos poluentes

blank

blankO governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve oficializar nesta semana um novo decreto que reduz o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de veículos mais baratos e com menor impacto ambiental. A informação foi publicada em primeira mão pelo jornal O Globo.

De acordo com o jornal, a medida integra o programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação) e será apresentada em cerimônia prevista para quinta-feira (10) no Palácio do Planalto.

A proposta regulamenta o chamado IPI Verde, que reduz tributos sobre automóveis mais sustentáveis e, simultaneamente, aumenta a taxação sobre os mais poluentes. O novo programa, batizado de Carro Sustentável, busca incentivar o consumo de veículos com menor emissão de carbono e segue em sentido oposto às políticas adotadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que optou por retirar incentivos a carros elétricos, priorizando motores a combustão.

Critérios e modelos contemplados – A nova política fiscal utilizará critérios técnicos para definir quais modelos terão direito à alíquota reduzida. Entre os fatores analisados estão potência, eficiência energética, tipo de combustível, reciclabilidade e exigência de produção em território nacional. A ideia é beneficiar especialmente os modelos 1.0 flex com potência inferior a 90 cavalos, que utilizam gasolina e etanol — conhecidos como carros populares. Veículos com motores 1.0 turbo, por exemplo, devem ficar de fora do programa.

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.