PUBLICIDADE

CRMV-PB destaca benefícios da convivência com os animais

blank

blankEles estão sempre por perto, com o rabo abanando, o ronronar acolhedor ou apenas aquele olhar digno de uma amizade verdadeira. Estimativas apontam que, a cada duas casas, uma tem um animal de estimação. No Dia do Amigo, comemorado em 20 de julho, o Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) destaca a relação entre os animais e os seres humanos e seu papel fundamental na saúde física, mental e emocional dos seus tutores.

Pesquisas ao redor do mundo confirmam o poder desse vínculo. Estudo da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, concluiu que acariciar um cachorro ou gato por apenas 10 minutos é suficiente para reduzir os níveis de cortisol, o principal hormônio relacionado ao estresse. Outro levantamento, publicado na revista científica BMC Psychiatry, mostrou que, durante a pandemia da covid-19, a convivência com animais ajudou a amenizar sentimentos de solidão, ansiedade e depressão.

A ciência também revela que essa relação traz benefícios fisiológicos. Pesquisadores da Universidade de Azabu, no Japão, identificaram que o contato visual entre humanos e cães ativa a liberação de ocitocina, conhecida como o “hormônio do amor”, fortalecendo os laços de afeto. Já a American Pet Products Association (APPA) aponta que 67% dos tutores afirmam que seus animais os ajudaram a superar momentos difíceis da vida.

Mas, toda amizade verdadeira exige responsabilidade e, neste caso, isso inclui cuidar da saúde e do bem-estar dos animais. “A relação entre humanos e animais impacta positivamente a saúde mental e emocional das pessoas. No entanto, é essencial lembrar que o bem-estar dos animais também precisa ser uma prioridade. Vacinação em dia, vermifugação, controle de parasitas como pulgas e carrapatos e check-ups regulares são cuidados fundamentais”, destaca o médico-veterinário Altamir Costa, conselheiro do CRMV-PB.

Segundo ele, garantir que os pets estejam saudáveis é uma forma de demonstrar afeto e responsabilidade. “Um animal bem cuidado vive mais e melhor. E isso também contribui para a qualidade da convivência com os tutores, fortalecendo ainda mais esse vínculo de amizade”, completa.

Dados – No Brasil, o Instituto Pet Brasil estima que há mais de 139 milhões de animais de estimação, sendo cerca de 67 milhões de cães e 33 milhões de gatos. Esses números refletem não apenas o crescimento da população pet, mas também a importância que os animais ocupam no cotidiano das famílias brasileiras.

Fonte: CRMV-PB assessoria.

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.