A denominada Ponte do Futuro, com 2.156 metros, é a maior em construção atualmente no Brasil. O comprimento corresponde apenas a extensão da ponte principal sobre o rio Paraíba, sendo a estrutura completa ainda maior. As informações constam em matéria publicada no portal ClickPB.
No ranking nacional, a Ponte do Futuro ocuparia, hoje, o 11° lugar entre as maiores pontes em extensão do país.
A obra vai interligar os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena. O complexo de engenharia rodoviária começa no quilômetro 9,64 da BR-230, no município de Cabedelo. O projeto contará com duas pontes: uma sobre o Rio Paraíba e outra sobre o Rio da Guia.
A primeira ponte, com 2.156 metros, ligará a BR-230 a BR-101 Norte, com pista de 7,2 metros, pista de passeio com 3,3 metros, ciclovia de 2,5 metros e acostamento de 2,5 metros, além de um mirante para ver o pôr do sol no Jacaré.
A ponte passará por cima do Rio Paraíba em dois pontos: Cabedelo à Ilha Stuart, em Santa Rita, e, depois, da Ilha Stuart à PB-011, antes do acesso ao distrito de Forte Velho, também em Santa Rita.
Já a segunda ponte terá uma extensão de 420 metros e será construída sobre o Rio da Guia, em Lucena. A estrutura contará, também, com um viaduto sobre a linha férrea, com 40 metros, cujos trabalhos de fundações já foram iniciados.
O complexo também contará com um prolongamento da PB-011, de Forte Velho a Lucena, com 11,2 km de extensão, até o entroncamento com a PB-019; e adequação de PB-025 até o entroncamento da BR-101, com extensão de 500 metros.
Benefícios – Além do impacto econômico, a construção da ponte deixará a zona urbana da região metropolitana com melhor mobilidade, menos acidentes de trânsito, menores índices de poluição ambiental e melhor qualidade de vida para os habitantes locais. Outro benefício importante será a redução no tempo de viagem.