Os governadores do Nordeste irão a Brasília na próxima semana para uma reunião com o presidente Lula, onde será discutido os impactos do ‘tarifaço’ dos Estados Unidos (EUA) sobre as exportações brasileiras. O Consórcio Nordeste informa por meio de nota que os governadores nordestinos terão uma agenda conjunta com o presidente Lula, nos dias 5 e 6 de agosto.
Na publicação, o Consórcio informa que a região não ficará inerte às medidas: “O Nordeste não assistirá passivamente ao impacto dessas medidas. Estamos somando forças com a APEXBrasil e o MDIC para garantir a proteção dos nossos empregos, das nossas empresas e da nossa capacidade produtiva”, afirmou o presidente do Consórcio Nordeste, governador Rafael Fonteles.
A equipe do Consórcio Nordeste adianta que a entidade já está “contribuindo com um mapeamento técnico e detalhado dos impactos por estado e por setor, estimando perdas econômicas e identificando empresas e produtos atingidos.”
“A proposta é articular novos mercados, reforçar a capilaridade das exportações e conectar os produtos nordestinos a novas rotas internacionais”, explicou o consórcio em nota.
Prejuízo – O Nordeste pode perder R$ 16 bilhões ao ano com tarifa de 50% sobre o Brasil, revela estudo da Sudene. A sondagem foi feira pela Coordenação de Estudos, Pesquisas, Tecnologia e Inovação do órgão para verificar os possíveis impactos da taxação para a Região.
De acordo com o estudo, Ceará, Bahia e Maranhão serão os estados mais afetados, já que são os principais exportadores da Região para os EUA em 2025.
Consórcio – O Consórcio foi criado em 2019 para ser o instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove Estados da região Nordeste do Brasil, um território de desenvolvimento sustentável e solidário neste momento de grandes desafios.
Agenda dos governadores em Brasília
• 5/08 (manhã): Participação na reunião do ‘Conselhão’, onde o presidente Lula debaterá o impacto das tarifas americanas;
• 5/08 (tarde): Assembleia Geral do Consórcio Nordeste.