Durante a inauguração da fábrica da montadora chinesa GWM em Iracemápolis (SP), nesta sexta-feira (15), o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, afirmou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que os dois países devem “unir forças mais amplas” para enfrentar as incertezas do cenário internacional e aproveitar o potencial de crescimento conjunto.
O diplomata disse que, sob a liderança de Lula e do presidente Xi Jinping, a relação sino-brasileira atravessa um “momento dourado” e que a cooperação entre as duas maiores economias em desenvolvimento dos hemisférios leste e oeste tem papel cada vez mais relevante.
“Independentemente das mudanças de conjuntura internacional, a China estará ao lado do Brasil para construir juntos uma comunidade do futuro compartilhado por um mundo mais justo e um planeta mais sustentável”, declarou Zhu.
Indústria e tecnologia no centro da parceria
A nova fábrica da GWM, voltada à produção de veículos elétricos e híbridos, deverá gerar 700 empregos diretos e produzir entre 30 mil e 45 mil unidades por ano. A empresa prevê investir R$ 10 bilhões no Brasil até 2032, sendo R$ 4 bilhões até 2026. Em três anos, a expectativa é que 60% dos componentes utilizados sejam de origem nacional.
A planta também abrigará um centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Durante a cerimônia, a montadora recebeu o certificado global de “Excelente Lugar para Trabalhar” (Great Place to Work).