PUBLICIDADE

João Pessoa enfrenta a maior chuva em 40 anos

O Inmet atualizou o alerta amarelo de chuva nas próximas horas para toda a região do litoral paraibano

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI) registrou um acumulado de chuva de mais de 300 mm em João Pessoa e  em Cabedelo, que fica na região metropolitana. Essa já é a chuva maior dos últimos 40 anos.

Em razão do temporal, algumas áreas próximas aos rios correm ainda risco de transbordar novamente já que a previsão  é de chuva ao longo do dia. Mesmo que o volume seja menor, ainda a risco para novos alagamentos deslizamentos porque o solo está encharcado.

O Cemaden considera “moderada” a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa nas Regiões Geográficas Intermediárias de Recife (PE), João Pessoa (PB) e Natal (RN), devido à presença de áreas com alta suscetibilidade, aos acumulados de chuva registrados nas últimas 24 horas e à previsão de chuva fraca a moderada ao longo do dia.

Neste cenário podem ocorrer deslizamentos de terra pontuais, principalmente em encostas urbanas, e quedas de barreira em estradas e rodovias.

No início da manhã deste sábado (16), o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) também publicou um novo aviso de precipitação entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, iniciando às  08:15 e terminando às 18h. Ainda há risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.

Paraíba recebe novo alerta de chuva

As autoridades orientam que a população evite enfrentar o mau tempo, observe alteração nas encostas e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Para mais informações a população pode obter junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.