Radiotelescópio Bingo, instalado no município de Aguiar, com financiamento do Governo da Paraíba, é citado na matéria do Estadão como um dos projetos de pesquisa e inovação que vêm ajudando o crescimento do estado no ranking nacional.
O BINGO ( B aryon Acoustic Oscillations from I ntegrated N eutron G as O bservations ) é um instrumento projetado para observar oscilações acústicas de bárions (BAO) na faixa de rádio e ser um identificador dos chamados Fast Radio Bursts, sendo o único radiotelescópio no mundo a estudar BAO num intervalo de frequências de rádio que correspondem à uma época em que o Universo tinha entre 9 e 12 bilhões de anos.
A colaboração BINGO conta com mais de 100 colaboradores, sendo o único projeto científico internacional com a presença majoritária de cientistas brasileiros no comitê de governança do projeto: seis pesquisadores brasileiros e um pesquisador chinês.
O projeto começou oficialmente no final de 2016, com financiamento da FAPESP, e posteriormente recebeu recursos financeiros do MCTI, CNPq, governo da Paraíba, FINEP e de instituições chinesas, através da Yangzhou University.