A Veja traz publicação em que repercute também a matéria de capa da mais recente edição da revista The Economist, assim como o fez a Folha de São Paulo e outros veículos de comunicação do país. Mas, a Veja vai além ao destacar outras publicações internacionais com teor semelhante, a saber: a consolidação da democracia brasileira ante o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.
A veja destaca que o New York Times afirma, em texto publicado nesta sexta-feira (29), que muitos brasileiros, “e muitos americanos que assistem de longe” veem o julgamento de Bolsonaro como um “triunfo da democracia”, mas levanta preocupações de que o Judiciário tenha “excedido seus limites”.
“Durante o período em que Bolsonaro liderou o país, de 2019 a 2022, o presidente e seus apoiadores ameaçaram juízes, questionaram eleições, sugeriram um golpe militar e desencadearam uma onda de falsidades disseminadas pela internet”, diz o texto do New York Times.
Em sequência, o jornal americano faz uma referência à invasão ao Capitólio: “O Brasil, que emergiu de uma ditadura brutal há apenas 40 anos, terá conquistado algo que os Estados Unidos não conseguiram: levar um ex-presidente a julgamento por acusações criminais de que ele tentou se manter no poder após perder uma eleição”.
A revista brasileira cita, ainda, o britânico The Guardian, que diz em texto: “embora Bolsonaro negue as acusações, muitos especialistas jurídicos argumentam que as evidências contra ele tornam a condenação e uma sentença severa quase certas”.
Por Valter Nogueira