
O presidente da China, Xi Jinping, apresentou nesta segunda-feira (1) sua visão de uma nova ordem econômica e de segurança global que prioriza o “Sul Global”, em um desafio direto aos Estados Unidos, durante uma cúpula que incluiu os líderes da Rússia e da Índia, reportar a agência Reuters.
“Precisamos continuar a nos posicionar claramente contra o hegemonismo e a política de poder, e praticar o verdadeiro multilateralismo”, disse Xi, em um ataque velado aos EUA e às políticas tarifárias do presidente Donald Trump.
“A governança global chegou a uma nova encruzilhada”, acrescentou.
A agência destaca que o presidente chinês estava recebendo mais de 20 líderes de países não ocidentais em uma cúpula na cidade portuária chinesa de Tianjin para a Organização de Cooperação de Xangai (OCX), uma iniciativa apoiada pela China que recebeu um novo impulso com a presença do presidente russo, Vladimir Putin, e do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.
A Reuters detaca, ainda, que, em uma imagem criada para transmitir um clima de solidariedade, Putin e Modi foram mostrados de mãos dadas enquanto caminhavam em direção a Xi antes da abertura da cúpula. Os três estavam lado a lado, rindo e cercados por intérpretes.