O Brasil comemorou 203 anos de independência, neste domingo, dia 7 de setembro de 2025. A data marca o rompimento do País com Portugal. Nesse dia festivo, é realizado em todo o País o tradicional desfile cívico-militar organizado pelo Exército Brasileiro e pela Casa Civil Militar dos Governos dos Estados.
O tradicional evento contou, também, com representações de diversos órgãos públicos municipais, estaduais e federais, como o Corpo de Bombeiros, Exército, escolas, Polícia Militar, entre outros órgãos e entidades.
Em João Pessoa, o desfile Cívico-Militar alusivo ao Dia da Independência do Brasil aconteceu na avenida Duarte da Silveira, no Centro de João Pessoa. O evento contou com um grande público, que se espalhou ao longo da Avenida Duarte da Silveira.
A solenidade teve início com as apresentações das tropas militares e o hasteamento da bandeira do Brasil no Pavilhão Nacional no pátio do Departamento de Estradas e Rodagens (DER). Em seguida, desfilaram as tropas do Exército, da Aeronáutica e das Polícias Civil e Militar.
A Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa participou do desfile com mais de 100 representantes, além de contar com a presença da Banda 5 de Agosto, composta por 45 integrantes e porta-bandeiras.
A Guarda aproveitou a ocasião para também apresentar ao público parte de sua frota de veículos utilizados para realizar o policiamento preventivo, como ônibus de videomonitoramento, automóveis, motocicletas, grupo de ação ambiental e grupo de apoio, entre outros.
A Secretaria Municipal de Saúde também marcou presença no desfile com o pelotão da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, formado com ambulâncias (4), motocicletas (8) e um veículo da coordenação. Equipes do Samu-JP também estiveram de plantão no local do desfile para atender eventuais ocorrências, conforme o Plano Operacional de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel organizado para o evento.
Agentes de mobilidade urbana também estiveram em ruas próximas ao local do desfile orientando os motoristas quanto às alternativas de trânsito, já que alguns trechos tiveram que ser bloqueados para garantir a segurança do evento. A equipe também atuou na fiscalização e acompanhamento do plano de transportes montado para atender a população desde às 5h da manhã, com áreas destinadas a táxis e reforço nas linhas de ônibus.
Com a participação de integrantes das Secretarias de Educação e Cultura (Sedec), Saúde (SMS), com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-JP), e de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), através da Guarda Civil Metropolitana (GCM), além da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), o desfile empolgou os expectadores de várias idades.