Neste final de semana, o litoral da Paraíba tem apenas um trecho de praia impróprio para banho. É o que aponta relatório emitido pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). O órgão analisa, semanalmente, a balneabilidade em mais de 60 trechos de praias do Estado.
O único trecho impróprio, entre os 62 monitorados, fica em João Pessoa. Trata-se do trecho que compreende a foz do rio Aratu, na praia da Penha. Conforme a Sudema, a área está imprópria num raio de 100 metros.
Neta semana, a Sudema colheu amostragens nas praias da Paraíba entre os dias 8 e 11 de setembro e o relatório é válido até o dia 19, quando um novo relatório será emitido.
Balneabilidade – De acordo com a Sudema, a balneabilidade é a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, que são atividades de contato direto e prolongado com a água (banho, natação, mergulho, pesca etc), onde existe a possibilidade de ingestão.
Para sua avaliação é necessário o estabelecimento de critérios objetivos, estes critérios devem se basear em indicadores a serem monitorados e seus valores confrontados com padrões pré-estabelecidos, para que se possa identificar se determinado local é favorável ou não.