PUBLICIDADE

Paraíba tem apenas um trecho de praia impróprio para banho

Neste final de semana, o litoral da Paraíba tem apenas um trecho de praia impróprio para banho. É o que aponta relatório emitido pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). O órgão analisa, semanalmente, a balneabilidade em mais de 60 trechos de praias do Estado.

O único trecho impróprio, entre os 62 monitorados, fica em João Pessoa. Trata-se do trecho que compreende a foz do rio Aratu, na praia da Penha. Conforme a Sudema, a área está imprópria num raio de 100 metros.

Neta semana, a Sudema colheu amostragens nas praias da Paraíba entre os dias 8 e 11 de setembro e o relatório é válido até o dia 19, quando um novo relatório será emitido.

Balneabilidade  – De acordo com a Sudema, a balneabilidade é a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, que são atividades de contato direto e prolongado com a água (banho, natação, mergulho, pesca  etc), onde existe a possibilidade de ingestão.

Para sua avaliação é necessário o estabelecimento de critérios objetivos, estes critérios devem se basear em indicadores a serem monitorados e seus valores confrontados com padrões pré-estabelecidos, para que se possa identificar se determinado local é favorável ou não.

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.