PUBLICIDADE

Árabes e islâmicos se reúnem em Doha após ataque de Israel

O governo do Catar realiza, nesta segunda-feira (15), uma cúpula emergencial de líderes árabes e islâmicos, após Israel lançar um ataque aéreo sem precedentes contra líderes do Hamas em Doha – capital do Catar. É o que reportar as principais agências de notícia, neste domingo (15)

O primeiro-ministro catari, Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, conclamou, hoje, a comunidade internacional a “parar de usar dois pesos e duas medidas” e a sancionar Israel por seus “crimes”.

A reunião preparatória para a cúpula contou com a presença de ministros das Relações Exteriores dos países membros da Liga Árabe e da Organização de Cooperação Islâmica. O encontro foi presidido pelo próprio Al Thani e deve culminar em uma declaração conjunta sobre o ataque israelense.

“Chegou o momento de a comunidade internacional parar de usar dois pesos e duas medidas e sancionar Israel por todos os crimes que cometeu. Israel deve saber que a guerra de extermínio em curso contra nosso irmão, o povo palestino — cujo objetivo é expulsá-lo de sua terra — não funcionará”, afirmou Al Thani.

A propósito do ataque a Doha, Al Thani, classificou o ataque israelense como um ato de “terrorismo de Estado” e pediu uma resposta coletiva dos aliados árabes e islâmicos, alertando que “toda a região do Golfo está em risco”.

As declarações ocorreram enquanto o secretário de Estado americano, Marco Rubio, iniciava uma visita a Israel, reiterando o apoio inabalável de Washington ao seu aliado na guerra contra o Hamas.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou que a visita de Rubio a Israel demonstra “a força” dos laços entre os dois países, apesar da condenação americana aos recentes ataques israelenses em Doha.

Trump – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou seu descontentamento com o ataque no Catar, que gerou condenação internacional.

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.