A Arábia Saudita e o Paquistão assinaram, nesta quinta-feira (18), um pacto de defesa mútua que define qualquer ataque contra uma das nações como um ataque a ambas, reporta os principais veículos de comunicação do mundo. O Paquistão possui armas nucleares.
O acordo acontece em meio a mudanças no tabuleiro político do Oriente Médio e um ataque aéreo israelense contra o escritório político do Hamas no vizinho Catar na semana passada.
Os veículos apontam que o acordo já era previsto por analistas desde o aumento nas tensões de Riad com o Irã. Todavia, o momento do anúncio do pacto parecia ser um aviso para Israel, que virou o panorama político da região de cabeça para baixo desde o início da guerra com o grupo terrorista Hamas.
Israel promoveu ofensivas contra o Irã, Líbano, Síria, Iêmen e, mais recente, Catar.
Ante o atual cenário de guerra e tensão, o pacto marca a primeira decisão de defesa importante por um país árabe do Golfo desde o ataque a Doha.
Pacto
O pacto de segurança foi assinado pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, e pelo primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif.