PUBLICIDADE

Governo anuncia entrega do Palácio revitalizado

O Governo da Paraíba anuncia para a próxima sexta-feira, dia 3 de outubro do ano em curso, a entrega da obra de revitalização do Palácio da Redenção – que passa a ser o Museu da História da Paraíba. O prédio abriga mais de 400 anos de história.

O anúncio foi feito, inclusive, pelo governador João Azevêdo, por meio de postagens em suas redes sociais. Ação louvável de governo, a iniciativa vai ao encontro do projeto de revitalização do Centro Histórico de João Pessoa – capital do Estado.

A entrega da obra é, antes de tudo, mais um presente do Governo da Paraíba à cidade-capital, que completou 440 anos no dia 5 de maio próximo passado. Com a obra, o Governo presenteia, também, o povo paraibano e turistas com mais um equipamento a ofertar história, beleza e encantos.

A propósito, a história da Paraíba começou aqui, em João Pessoa – cidade que já nasceu cidade, ora se destacando como lugar preferido para se visitar e morar.

João Pessoa tem cantos e recantos que encantam. Caminhar pelas ruas do centro da cidade é respirar uma atmosfera carregada de história, de memórias, de um passado que construiu o presente e que prepara o futuro.

Ruas e logradouros do Centro exalam história refletida nas fachadas de prédios tombados pelo Patrimônio Histórico, que datam dos primeiros anos de existência da cidade.

A revitalização do Palácio, muito mais do que uma obra de pedra e cal, representa a perspectiva da aurora de uma nova era de ouro para o Centro Histórico.

Joia rara do litoral do Nordeste do Brasil, João Pessoa encanto o mundo. Por essa razão, quem a visita quer ficar; e quem mora, não quer sair.

História

O Palácio da Redenção – até então sede do Poder Executivo estadual – foi construído em 1586. Antes de ser Palácio, foi casarão onde habitaram os jesuítas. Na condição de sede de governo, foi também residência de governadores até a gestão de João Agripino (1966-1971).

Tombado pelo Decreto-lei n° 8.630, de 26 de agosto de 1980, em seus jardins localiza-se o Memorial de 30, onde jazem os restos mortais do ex-presidente João Pessoa.

Exemplo a ser seguido

Na esteira da revitalização, é recomendável o restauro do prédio da antiga Faculdade de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Academia de Comércio – com a palavra a reitora Terezinha Domiciano!

Na mesma toada, cabe à Prefeitura Municipal restaurar a Praça João Pessoa, cujos bancos estão em estados deploráveis.

Por Valter Nogueira

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.