PUBLICIDADE

Rei e Rainha do Mar movimentou as águas e areias de João Pessoa

Maior festival de esportes de praia do mundo reuniu mais de 700 atletas em provas de natação, corrida e biathlon na capital paraibana

O mar de João Pessoa ganhou um brilho especial neste domingo (12), com a realização do Rei e Rainha do Mar, que integrou a programação oficial do Paraíba World Beach Games 2025. O evento reuniu centenas de atletas amadores e profissionais em provas de natação no mar, corrida na areia, beach biathlon e categorias infantis de corrida e natação, em uma grande celebração do esporte e da vida ao ar livre.

“O Rei e Rainha do Mar já passou por diversas regiões do Brasil desde 2009, quando teve a sua primeira edição. Estamos muito felizes em realizar pela primeira vez em João Pessoa, que é uma cidade com uma natureza exuberante e convidativa para a prática de exercícios físicos ao ar livre”, afirma Claudia Porto, diretora do Rei e Rainha do Mar.

As provas de natação no mar tiveram quatro distâncias — 500m, 1k, 2k e 4k —, enquanto o Beach Biathlon desafiou os participantes com 1k de natação e 2,5k de corrida na areia. Na modalidade de corrida, foram oferecidas as distâncias de 2,5k e 5k, além das animadas provas kids, que reuniram crianças e adolescentes de 3 a 13 anos em percursos adaptados de natação e corrida.

Entre os grandes nomes que participaram desta etapa esteve a atleta olímpica Etiene Medeiros, primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação. Ela nadou os 2.000 metros e levou 22 jovens do Instituto Etiene Medeiros, de Pernambuco, para competirem pela primeira vez no evento. “Hoje foi um dia muito especial para o Instituto, de estar aqui presente com esses jovens, trazendo-os para um meio que eles nunca tiveram oportunidade de estar. O Rei e Rainha do Mar é uma grande experiência e uma grande lição de vida para todos eles”, relata Etiene Medeiros.

Outra presença inspiradora foi o nadador do paralímpico Phelipe Rodrigues, dono de nove medalhas paralímpicas, que estreou no circuito conquistando a primeira colocação na categoria PCD 1K, na busca por incentivar a prática entre as pessoas com deficiência. “Foi completamente diferente do que estou acostumado, como as piscinas, foi mais dolorido, mas foi muito divertido. Estrear com o menor tempo na minha categoria e no geral foi incrível. E mais incrível ainda é ver o esporte crescendo aqui na nossa região, ver pessoas de diferentes regiões do Brasil aqui na nossa terra para prestigiar esse evento fantástico”, declarou Phelipe Rodrigues.

A etapa também recebeu atletas de diferentes estados do Nordeste, como a professora de natação Peixinho, de Salvador, na Bahia, conhecida por seu trabalho de incentivo à natação entre crianças e mulheres, que trouxe uma delegação com 12 competidores. “Participo da competição desde o primeiro ano e o Rei e Rainha do Mar é o único evento que participo com meus alunos porque é a prova mais democrática do país, agregando várias pessoas de níveis e locais diferentes com o mesmo objetivo, nadando de forma igualitária. Depois que colocar a touca e óculos, todo mundo é igual. Trouxe um aluno de 73 anos que competiu de igual para igual”, ressalta Peixinho.

Os atletas paraibanos também brilharam nas águas da praia de Cabo Branco, com destaque para Júlia Freitas vencedora na prova do Challenge 4K feminino e Marcílio Onofre, que conquistou o título no Sprint 1K masculino.

“Foi emocionante nadar uma prova tão incrível como é o Rei e Rainha, principalmente desafiador, por ser em um mar que não estava tranquilo. Mostrar que quem é de João Pessoa também pode competir e vencer foi uma sensação completamente diferente”, disse Júlia Freitas. “Essa foi a minha primeira prova de Rei e Rainha do Mar, uma competição que eu sempre quis participar e não conseguia ir. Agora aqui, em João Pessoa, pude competir na minha casa e levar esse título. Foi muito especial estar ao lado dos amigos, família”, completa o paraibano Marcílio.

O evento reforçou o caráter democrático e inspirador do esporte, reunindo participantes de todas as idades, níveis e histórias — de jovens atletas a veteranos que veem no mar um espaço de superação e pertencimento.

“É uma alegria imensa receber pela primeira vez em João Pessoa o Rei e a Rainha do Mar, um evento reconhecido pela sua grandiosidade na América Latina, que chama a atenção não só de quem compete, mas do público. Receber a competição nas nossas praias é mais uma constatação que o Paraíba World Beach Games está consolidado não apenas no nosso Estado, mas no Brasil, o que é muito importante para fomentar a prática esportiva, o turismo, a geração de emprego e renda e a movimentação da nossa economia. Por esses resultados já asseguramos a edição de 2026 e eu tenho certeza de que a cada ano teremos mais modalidades e mais atletas competindo nas praias da nossa Capital”, ressaltou João Azevêdo, governador da Paraíba.

Com mais de 50 etapas realizadas e mais de 150 mil atletas participantes desde sua criação, o Rei e Rainha do Mar reafirma, em João Pessoa, seu compromisso com o incentivo à prática esportiva, ao turismo e à sustentabilidade. As ações de ESG (ambiental, social e de governança) incluíram a arrecadação de 431 latas/pacotes de leite que serão doadas para uma instituição local.

A etapa de João Pessoa do Rei e Rainha do Mar tem o patrocínio de Equaliv, fonte de suplementação oficial do evento, e conta ainda com o apoio da Speedo, marca esportiva das toucas de natação.

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.