Para comemorar os 190 de sua instalação, a Assembleia Legislativa da Paraíba realizará sessão especial para celebrar a data, em cerimônia que contará também com o lançamento de um livro com a história atualizada do Poder Legislativo estadual paraibano, trabalho histórico/literário que leva a assinatura do escritor e acadêmico Marcos Cavalcanti de Albuquerque. O evento acontece na próxima terça-feira (21), às 16h30, no Centro Cultural São Francisco, no Centro Histórico de João Pessoa.
A obra, organizada pelo desembargador e acadêmico Marcos Cavalcanti, foi formatada a partir do trabalho deixado pelos historiadores Celso Mariz e Deusdedit Leitão, autores, respectivamente, da primeira e da segunda parte do livro. Cavalcanti assina a terceira parte da obra.
Com o título ‘Memória da Assembleia Legislativa – 190 anos’ , o livro é apresentado pelo deputado Adriano Galdino (presidente da AlPB) e prefácio do deputado Tião Gomes.
A obra, com 504 páginas, leva o selo da editora/gráfica MPL. Pesquisa e edição de texto tem a marca do jornalista Valter Nogueira; diagramação e editoração eletrônica de Martinho Sampaio e, a Capa, do designer Modesto Cavalcanti. A edição do livro contou, ainda, com o trabalho de José Iran Lima Filho, que atuou na pesquisa e restauração de documentos históricos, e com a colaboração do repórter fotográfico Nill Pereira.
Com o lançamento, a Assembleia Legislativa segue o exemplo dos poderes Executivo e Judiciário, que já contam com livros atualizados sobre suas respectivas histórias.
História
A Assembleia Provincial da Paraíba foi instalada em 7 de abril de 1835. No entanto, a história das assembleias legislativas remonta à época do Brasil Império. A Constituição Imperial, outorgada em 1824, estabeleceu a existência de um Conselho Geral em cada província do Brasil.
Em ato contínuo, o Ato Adicional de 1834 (Lei nº 16) estabeleceu a substituição destes órgãos pelas assembleias legislativas provincial.
Por Valter Nogueira