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Túnel entre Santos e Guarujá promete revolucionar transporte em São Paulo

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blankModerna obra na baixada santista prometo revolucionar o transporte no litoral de São Paulo. Trata-se do primeiro túnel submerso do Brasil, que visa diminuir drasticamente o tempo de deslocamento entre as cidades de Santos e Guarujá, atualmente feito por balsas.

A obra promete modernizar a mobilidade urbana da região e facilitar a vida de milhares de pessoas diariamente.

A travessia entre Santos e Guarujá depende, quase exclusivamente, de balsas, e em horários de pico o percurso podia levar até uma hora. O novo túnel, com cerca de 1,5 km de extensão — sendo 870 metros sob o estuário —, oferecerá uma ligação direta e eficiente entre os municípios, reduzindo o tempo de viagem para aproximadamente cinco minutos.

Hoje, a travessia por balsa leva em média 18 minutos, mas pode demorar muito mais em horários de grande movimento. Com o túnel, espera-se eliminar filas e congestionamentos, tornando a viagem mais rápida e previsível para motoristas e pedestres.

A construção utilizará a técnica de túnel imerso, já comum em países como Japão, Dinamarca e Holanda. O método consiste na fabricação de grandes módulos de concreto, que serão submersos e conectados no fundo do canal, a cerca de 21 metros de profundidade, formando uma passagem subterrânea totalmente vedada.

O projeto prevê seis faixas de tráfego, três em cada sentido, além de ciclovia, calçadas para pedestres e espaço reservado para um futuro sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A proposta é integrar diferentes meios de transporte e melhorar a fluidez do trânsito na região.

O investimento estimado varia entre R$ 6,0 e R$ 6,8 bilhões, por meio de uma parceria público-privada. O modelo de concessão garantirá não apenas a construção, mas também a manutenção e operação da estrutura ao longo dos anos.

Estudos técnicos avaliaram os impactos ambientais e a segurança da obra, especialmente por se tratar de uma região portuária movimentada. Medidas específicas foram planejadas para preservar o meio ambiente e assegurar a integridade dos usuários.

Início da obra – A previsão é que as obras comecem após a conclusão dos trâmites legais e de licenciamento. O túnel deve ser entregue até o final da década, representando um marco na infraestrutura brasileira e conectando dois importantes centros econômicos e turísticos em poucos minutos.

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Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.