PUBLICIDADE

Marcos Cavalcanti lançará livro sobre a presença dos holandeses na Paraíba

blank

blankOs Holandeses na Capitania da Parahyba é o título do mais novo livro do professor e acadêmico Marcos Cavalcanti de Albuquerque – membro da Academia Paraibana de Letras (APL). A obra será lançada em evento promovido pelo Grupo Iluminara Arte e Cultura, agendado para acontecer no próximo dia 27 de novembro, na Casa MGA, no bairro Cabo Branco, em João Pessoa.

A obra traz à tona os principais fatos do tema em questão ocorridos na Paraíba, com foco na região do Vale do Mamanguape, na primeira metade do século XVII, que corresponde ao período em que os holandeses ocuparam parte da região Nordeste do Brasil (1630 a 1654). O trabalho literário/histórico destaca as incursões realizadas pelos batavos em terras paraibanas e mamanguapenses.

O livro contém 15 capítulos que tratam de assuntos diversos, desde as tentativas de ocupação dos territórios mais ao litoral do Nordeste brasileiro, indo do Maranhão até a Bahia. Descreve a passagem marcante por Baía da Traição e Mamanguape, antes da duradoura fixação dos flamengos na cidade do Recife, onde fundaram a Nova Holanda, e permaneceram de 1630 até 1654, com a presença por certo tempo do conde João Maurício de Nassau.

De acordo com o autor, a obra busca demonstrar a presença dos holandeses na Capitania da Paraíba, com a preocupação de levantar estudos e questionamentos sobre essa tentativa colonialista. “No ano de 1633, os calvinistas flamengos chegaram a bater em retirada, mas incendiaram antigos solares, sobrados e palacetes da velha Capitania de Mamanguape, quando foram expulsos pelos bravos padres jesuítas e pelos habitantes luso-brasileiros”, destaca Marcos, ao dar um spoiler do livro.

Para o bibliotecário e arquivista Patrício Fontes, que assina o prefácio do livro, o mérito da obra consiste em tratar de um tema que apresenta escassez de material bibliográfico e documental sobre o período holandês no Vale do Mamanguape.

Com 140 páginas, o livro leva o selo da MLP – Gráfica e editora. A edição tem a marca do designer gráfico Martinho Sampaio; capa de Modesto Cavalcanti e revisão de Afonso Horácio Leite.

Serviço

Lançamento de livro

Dia: 27/11/2025

Hora: 19h

Local: Casa MGA, Avenida Cabo Branco, 4390

Cabo Branco – João Pessoa-PB

Picture of Valter Nogueira

Valter Nogueira

Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019. No período de maio de 2024 a março de 2025, Valter Nogueira respondeu pela ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.