A General Motors anunciou início da produção de veículos da empresa, no Estado do Ceará, nesta quarta-feira (3). O anúncio aconteceu durante evento que marcou a reativação da antiga fábrica da Troller, em Horizonte (CE), e a estreia da Pace (Planta Automotiva do Ceará) – administrada pela empresa Comexport.
A cerimônia contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, de executivos da GM, entre outras autoridades federais e estaduais.
A General Motors informou que a retomada das atividades no espaço começa com a produção do Chevrolet Spark EUV – SUV compacto elétrico lançado recentemente e que hoje é importado da China. Além disso, a GM confirmou que o Captiva EV, utilitário esportivo a bateria de porte médio, será o segundo modelo produzido no Ceará, a partir de 2026 – ampliando, assim, o plano de eletrificação local da Chevrolet.
A produção do Spark começou com um índice de 35% de nacionalização de peças. Ele é o primeiro elétrico de entrada de uma montadora tradicional montado no país e o único com esse nível de componentes nacionais, afirma a GM.
A reabertura da antiga fábrica da Trolle foi possível por meio do programa Mover, do Governo Federal. O programa visa revitalizar a indústria, integrando metas ambientais, inovação e competitividade. A atual política industrial do governo abre espaço para investimentos como o da Pace.
A ideia é transformar o programa em produção competitiva e consolidar o Brasil como referência em mobilidade sustentável.